Vereadores debatem resultados do PISA

O vereador Anderson Kassner (PP), na sessão desta terça-feira (10), alertou para os resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) que ficaram muito abaixo dos números obtidos por países desenvolvidos. Na prova aplicada em 2018, conforme expõe o parlamentar, o Brasil alcançou o 57° lugar em leitura com 413 pontos, 70° colocação em matemática com 384 pontos e 65° em ciências com 404 pontos.

Kassner lembrou que os vereadores de Jaraguá do Sul costumam cobrar com bastante frequência investimentos na educação em Jaraguá do Sul e que os resultados lamentáveis do Pisa mostram que estão certos. Ele ainda citou o descaso mostrado numa matéria de televisão sobre livros didáticos que estão sendo jogados no lixo sem critério nenhum e afirmou que é preciso descentralizar as decisões e tirar o poder de Brasília para dar aos municípios. Dessa forma, ele acredita que essas mazelas vão ser menos frequentes.

O vereador Rogério Jung (MDB) advertiu que em Jaraguá do Sul a situação é diferente da encontrada no país e que isso pode ser comprovado pelo Ideb do município, que é um dos melhores. A educação jaraguaense, para Jung, sempre foi tratada com respeito, principalmente no período em que ele próprio comandou a Secretaria de Educação. Como exemplo, ele destaca os trabalhos realizados na iniciação científica que levou estudantes para várias feiras de ciência fora da cidade e do país.

Link da sessão: https://youtu.be/VZxP9PkyX9o?t=402