Vereadores destacam importância do acesso de animais de estimação a hospitais

O vereador Marcelindo Gruner (PTB), na sessão desta quinta-feira (05), lembrou do seu projeto de lei que autoriza a entrada de animais domésticos em hospitais e asilos de Jaraguá do Sul. A lembrança se deu por conta de um vídeo que viralizou na internet que mostra um cavalo visitando seu dono nas dependências do Hospital São José. O homem de 67 anos estava internado há 50 dias quando reencontrou seu amigo.

Gruner lembra que, na época da aprovação do projeto, muita gente criticou e fez chacota com a lei. Porém, ele adverte, os críticos esqueceram de se colocar no lugar das pessoas que precisam da companhia de seus animais. “Com o nosso projeto, permitimos que as pessoas pudessem receber seus animais de estimação. Até então os hospitais faziam isso escondido, porque não tinham protocolo para isso”, salienta. O vereador afirma que é com o projeto, e com o protocolo rígido que ele regulamenta, que as pessoas internadas poderão ter o carinho de seus animais de estimação que ajudará na recuperação.

O vereador Ronaldo Magal (PSD) também destacou o acontecido e a importância do contato de carinho e respeito pelos animais. Eugênio Juraszek (PP) ainda lembrou do seu pleito por uma equoterapia em Jaraguá do Sul. Para ele, o episódio com o cavalo e o seu dono no São José mostra o quanto os equinos podem ajudar as pessoas em processo de recuperação. O parlamentar quer elaborar um projeto para implantação de uma equoterapia no momento em que a cavalaria da Polícia Militar for implantada no município.

Link da sessão: https://youtu.be/ndexBRMzayM?t=5795