Vereadores falam sobre a utilização dos recursos arrecadados com as multas de trânsito

O vereador Arlindo Rincos (PSD) levou à tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira (19), o debate sobre as multas de trânsito aplicadas em 2018 no município. Segundo Rincos, ao todo, foram registradas pela Polícia Militar 70.441 infrações, o que gerou uma arrecadação em torno de R$ 11,9 milhões. Para um total de cerca de 110 mil carros emplacados em Jaraguá do Sul, um valor bastante elevado, considera. “É um índice bastante alto”. O parlamentar questiona também a utilização desses recursos arrecadados com as multas. “Todos os vereadores pedem lombadas para serem colocadas a fim de evitar acidentes e mortes, mas foram investidos apenas R$ 57,9 mil em faixas elevadas”, questionou ele, cobrando novamente a necessidade deste tipo de redutor de velocidade no bairro Braço Ribeirão Cavalo, na Rua Leodato José Garcia, onde um casal acabou sendo atropelado semana passada. “Já havia feito a indicação desta lombada, até mesmo duas naquele local. Está dando acidente direto”. Arlindo Rincos cobrou que este montante arrecadado com as multas deve ser melhor revertido em benefício da população.

Jackson José de Ávila (MDB), contribuindo com o colega, falou sobre indicação de sua autoria, feita em 2017, sugerindo a utilização de lombadas elevadas nos moldes do que é aplicado nos Estados Unidos, com material resistente, mas que pode ser reutilizado, mudando a estrutura de um local para o outro. “Temos que fazer a coisa acontecer. Se tivéssemos esse projeto das lombadas, estes valores poderiam ser investidos em outras coisas mais necessárias”.

O presidente da Câmara, Marcelindo Carlos Gruner (PTB), lembrou que do valor total arrecadado com as multas, uma parte é direcionado para as polícias (civil e militar), ficando uma parcela para a administração municipal investir. O parlamentar defendeu também a necessidade de o município investir em semáforos mais eficientes, lembrando de indicação de sua autoria, que sugere a instalação de sinaleiras inteligentes a fim de melhorar o fluxo em ruas de muito movimento. “Vai ser implantado em Jaraguá, em algumas ruas em caráter de teste”, informou ele, afirmando que, possivelmente, as multas deverão reduzir com este sistema. “Tudo que podemos fazer para tornar o trânsito de Jaraguá do Sul mais humano, temos que fazer”.