Vereadores Mirins iniciam atividades legislativas de 2019

Vereadores Mirins iniciam atividades legislativas de 2019

Os estudantes foram recepcionados na tarde desta quarta-feira pelo coordenador do programa e presidente da Câmara

Os Vereadores Mirins iniciaram as atividades da legislatura 2019 na tarde desta quarta-feira (27). Os 11 titulares e seus suplentes foram recepcionados pelo coordenador do programa, Joel Luís Corrêa e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcelindo Carlos Gruner. Os estudantes receberam informações sobre as atividades que serão desenvolvidas ao longo deste ano, os cursos, reuniões, encontros e visitas que estão programadas e também como deverão transcorrer as sessões ordinárias. Foi o primeiro contato oficial e início de um ciclo de intensas atividades. Dos cerca de 22 alunos do Vereador Mirim 2019, poucos já conheciam a Câmara Municipal. Após a reunião em plenário, o grupo passou em visita pelos setores da Câmara, a fim de conhecer os servidores e ambientes de trabalho.

O Programa Vereador Mirim tem por finalidade a promoção da interação entre a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul e estudantes da rede pública e particular de ensino, permitindo a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Os Mirins terão o direito de representar a Unidade Escolar e a comunidade da qual fazem parte, terão material de expediente para desenvolvimento das atividades, vale-transporte e lanche, além de camiseta e jaqueta do Programa Vereador Mirim (Uso obrigatório nas atividades).

Tão importante quanto os direitos, os deveres também serão sempre observados e cobrados dos estudantes: comparecer uniformizado às reuniões e ao recinto da Câmara com camiseta e jaqueta do Programa, usar calça de uniforme da Escola ou calça jeans (azul ou preta), respeitar e tratar com cortesia os Vereadores do Poder Legislativo Municipal, bem como os funcionários e seus pares vereadores Mirins, comparecer pontualmente às reuniões semanais e aos compromissos (conforme calendário ou quando convocados extraordinariamente), estar em dia com suas obrigações escolares (apresentar boletim) e justificar ausência através de aviso por escrito dos pais, de ofício da escola ou atestado médico.

No dia 13 de março às 14h30 acontecerá no plenário da Câmara de Vereadores a posse dos Vereadores Mirins, onde também será escolhida a mesa diretora para os trabalhos do primeiro semestre da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul.

Na segunda-feira (25), encontro na Câmara Municipal reuniu os pais dos vereadores mirins. A eles foram repassadas informações sobre todas as atividades do ano.

São funções dos Vereadores Mirins:

– Encaminhar solicitações de melhorias para o município de Jaraguá do Sul e solicita informações sobre assuntos pertinentes à comunidade às autoridades responsáveis do Executivo Municipal.

– Participar de estudos, eventos, visitas, viagens e outras atividades que possibilitam ampliar os seus conhecimentos sobre a vivência da cidadania.

– Propor Leis, Indicações, Moções, Resoluções, Sessões Solenes, entre outras atividades Legislativas de competência da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul.

– Representar todos os estudantes das redes pública e privada de ensino dentro do Poder Legislativo Municipal.

Para o Assistente de Programas e Ações Institucionais, “Programa Vereador Mirim tem um destaque especial na formação da educação para a cidadania dos estudantes participantes, através da oportunidade de estarem mais próximos do Poder Legislativo e vivenciarem experiências únicas”, pontua.