Vereadores Mirins simulam Sessão, no Plenário da Câmara dos Deputados

Os cinco vereadores mirins de Jaraguá do Sul continuam cumprindo agenda em Brasília. Acompanhados de dois servidores efetivos da Câmara Municipal, os mirins estão participando do Programa da Câmara dos Deputados.

Nesta quinta-feira (19), ocorreu a Reunião Mirim de Comissão. Foi uma simulação de comissão especial, em que as crianças discutiram os projetos.  A aluna jaraguaense, Shara Monique Schwartz, presidiu uma dessas Comissões e o Vereador Mirim Rafael Monteiro, defendeu o Projeto de Lei sobre a gratuidade na tradução de documentos de refugiados.

Coroando todo esse processo, nesta sexta (20), ocorreu a Sessão Mirim. Uma simulação de sessão ordinária no Plenário da Câmara dos Deputados. Os estudantes tiveram a oportunidade de discutir os três projetos vencedores do Câmara Mirim e deram o seu voto em cada um deles. Novamente a Vereadora Mirim de Jaraguá do Sul, Shara Monique compôs a mesa, como segunda vice presidente.

Projetos que foram discutidos e votados Brasília pela Câmara Mirim

– Padronização da data de fabricação e validade dos produtos
Autora: Bianca França Oliveira – Cidade: Presidente Médici/RO – 7º ano

– Tradução dos documentos de refugiados
Caio Vinicius Santiago Simas – Cidade: Joinville/SC – 7º ano

– Saúde na escola
João Otávio Turatti Barbosa – Cidade: Monte Carmelo/MG – 8º ano

O Câmara Mirim é um programa de educação para a democracia, promovido pelo Plenarinho, portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados. Ele simula todos os passos para a aprovação de um projeto de lei. No encontro em Brasília, os vereadores mirins de Jaraguá do Sul viraram deputados, discutindo e votando três projetos de lei selecionados.

A comitiva de Jaraguá do Sul retorna nesta sexta-feira.

Câmaras Municipais selecionadas para o evento em Brasília:

– Belo Horizonte (MG)

– Biguaçu (SC)

– Blumenau (SC)

– Gaspar (SC)

– Jaraguá do Sul (SC)

– Ponta Grossa (PR)

– São Francisco de Assis (RS)

– Serra (ES)

– Varginha (MG)