Vereadores ressaltam necessidade de atendimento aos haitianos

Sessão Ordinária e Câmara.com 091 A presidente do legislativo jaraguaense, Natália Lúcia Petry, citou na sessão de terça-feira (09/06) sobre os haitianos que vem buscar oportunidades de trabalho em Jaraguá do Sul. Ela disse que recebeu em seu gabinete imigrantes que estão com dificuldades de encontrar oportunidades na cidade e tem passado por situações difíceis. “Para auxiliá-los, encaminhamos estes imigrantes haitianos para a Casa de Passagem (Centro de Resgate Social), que é um serviço da secretaria de Assistência Social do município e prontamente foram atendidos”, informou.

De acordo com Natália, “eles foram levados ao Centro de Resgate Social e estão recebendo o atendimento necessário e serão encaminhados ao mercado de trabalho”. Ela contou que no mesmo dia, encontrou na agência dos Correios uma haitiana, com bebê recém-nascido indo ao hospital tirar os pontos da cesariana. “Isso me comoveu e novamente acionamos o Centro de Resgate Social para o devido atendimento”, disse.

A presidente ressaltou que abordou o assunto para “todos sejam solícitos com estas pessoas e que se possa fazer os encaminhamentos básicos neste momento. Elas precisam de um acompanhamento, de um alimento e de uma orientação. A Prefeitura possui este serviço e é preciso ajudar. Eles passam por um momento difícil em seu país, assim como nossos imigrantes também já passaram e vieram para o Brasil, Santa Catarina e Jaraguá do Sul em busca de uma nova vida”.

O vereador Jair Pedri (PSDB) também abordou o tema na Ordem do Dia e ponderou que “Jaraguá do Sul tem sido muito hospitaleira com os haitianos e senegaleses. Temos sim que tratar bem e respeitar essas pessoas. Porém, minha única preocupação é que se nós, país, Estado e município temos condições de recebe-los? Eles precisam deste apoio, mas quero deixar a reflexão se temos esta condição”.

Pedri questionou se haverá creche para que esta mãe haitiana coloque seu filho, se haverá posto de saúde e trabalho. “Será que a cidade está preparada para receber e dar as devidas condições para estas pessoas. Sabemos que há deficiência para atender a nossa população e imagino que isto será mais um problema para a Prefeitura e para o Social resolver”, finalizou.