Voluntária explana sobre Hepatite C

Sessão Ordinária (44)Atendendo convite do vereador Jair Pedri, a enfermeira e voluntária Juliana Freiberger participou da sessão ordinária desta quinta-feira (12/03), para explanar sobre as causas e prevenção da Hepatite C, uma infecção no fígado causada pelo vírus HCV.

Segundo Juliana, a infecção possui a peculiaridade de ser assintomática. “A maioria dos pacientes só vai apresentar sintomas 20 ou 30 anos depois de ser infectada”, explica. Juliana comenta que no Brasil existem cerca de 3 milhões de pessoas contaminadas. Estima-se, porém, que 80% dessa população não sabe que está infectada. Ela alerta ainda que a hepatite pode evoluir para um quadro de cirrose hepática e câncer no fígado.

O contágio da Hepatite C acontece através do contato com sangue infectado. O não compartilhamento de instrumentos perfurantes e cortantes, como seringas, e a utilização de agulhas e lâminas descartáveis são as principais maneiras de prevenir uma contaminação.

O tratamento oferecido pelo SUS consiste na aplicação de medicamento via injeção. A medicação, contudo, tem eficácia limitada e em casos mais avançados torna-se inútil por conta dos fortes efeitos colaterais que podem provocar a morte do paciente. Juliana Freiberger informou que novas opções de tratamento estão sendo testadas pela ANVISA e poderão mudar o panorama dos infectados no Brasil. “Além de não apresentarem fortes reações, estes novos medicamentos têm alcançado a cura em pelo menos 95% dos casos”, comenta.

Juliana solicitou que a Casa elabore uma moção pedindo urgência na aprovação e distribuição destes medicamentos que tratarão de mais pessoas com o mesmo orçamento. “A vida de um paciente com Hepatite C não é fácil e nós estamos com a cura nas mãos. Só precisamos dar agilidade para a aprovação”, afirmou.

Para o vereador Jair Pedri, esta é uma causa que sensibiliza todos os vereadores. “Se possível, votaremos a moção na semana que vem para que os nossos pacientes possam ter acesso a este tratamento tão necessário”, declarou.