Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

COMISSÃO DA RECONSTRUÇÃO ORIENTARÁ DESABRIGADOS

[b]Além de rastrear recursos, vereadores querem também acompanhar destino de famílias atingidas por enchentes e deslizamentos[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d37-947b-f51b.jpg[/img]

A Comissão Especial da Reconstrução da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul definiu na segunda reunião, realizada na tarde de terça-feira (dia 24 de fevereiro), que o acompanhamento às famílias afetadas com as enchentes e deslizamentos ocorridos no final de novembro de 2008 está entre as suas prioridades.
Para tanto, os integrantes da comissão presidida pelo vereador Francisco Alves (PT) vão solicitar às secretarias municipais de Bem-estar Social e de Habitação e à Defesa Civil, um cadastro completo de todas estas famílias, com o objetivo de conhecer pessoalmente todos os desabrigados, e poder acompanhar as ações de apoio para que os mesmos possam reconstruir suas vidas. Os vereadores manifestaram a intenção de orientar e acompanhar estas famílias, além de propor ao Executivo projetos de valorização pessoal para as mesmas. É consenso que o sofrimento dos desabrigados não vai terminar com o auxílio-aluguel de seis meses.
“A agricultura, também bastante afetada, merece nossa atenção”, reforçou o vereador Jean Leutprecht, lembrando o momento difícil que os agricultores estão passando, com a perda de plantações e de acessos.
Outro foco, este que motivou a criação da comissão, está na fiscalização e acompanhamento da aplicação dos recursos vindos dos governos federal, estadual e municipal. Ofícios questionando o valor exato e o destino destes recursos já foram enviados para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Lio Tironi; o secretário de Estado da Saúde, Luiz Eduardo Cherem; o diretor-presidente da Celesc, Eduardo Pinho Moreira; o diretor da Defesa Civil do Estado, major da PM Márcio Luiz Alves; e o diretor do Departamento de Infraestrutura (Deinfra), Romualdo de França Júnior.
O debate, outra função do Legislativo, será incentivado com a realização de audiências públicas para debater a problemática das enxurradas e deslizamentos ocorridos no final do ano, para que tragédias semelhantes possam ser evitadas no futuro.
Integram a comissão de Reconstrução, além do presidente Francisco Alves, os vereadores Jaime Negherbon (PMDB) como vice-presidente; Justino da Luz (PT) como secretário; e Natália Petry (PSB) e Jean Carlo Leutprecht (PC do B) como membros.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP