Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

VEREADORES COBRAM CUMPRIMENTO DA LEI DOS BANCOS

[b]Jaime Negherbon quer convidar gerentes para explicarem a demora das filas[/b]

COMPARTILHE

O vereador Jaime Negherbon voltou a pedir aos seus colegas, na sessão da Câmara de quinta-feira (19 de março), para que o apóiem na iniciativa de chamar os gerentes de bancos de Jaraguá do Sul para explicar o motivo de não cumprirem a lei municipal 5049/2008, aprovada em setembro de 2008, que dispõe sobre o atendimento ao público nas agências bancárias estabelecidas no município.
Alguns vereadores apoiaram a iniciativa, mas outros entendem que se existe uma lei, ela deve ser cumprida, e neste caso os bancos não precisam ser chamados, mas sim um representante do Programa de Proteção ao Consumidor (Procon), para que ele fique ciente da situação e faça cumprir a lei.
Requerimento sobre o tema havia sido apresentado pelo vereador na sessão itinerante da última terça-feira (dia 17), no salão do bairro Amizade. Na quinta, Jaime voltou a tocar no assunto. Lembrou que além do desrespeito ao horário de espera que estabelece no máximo 20 minutos nos dias de movimento normal, e até 40 minutos dos dias 5 a 15 de cada mês – os vereadores contaram casos de pessoas que ficaram até três horas aguardando atendimento – alguns bancos ainda descumprem outras determinações, como não colocar guarda-volumes para evitar os constrangedores bloqueios nas portas automáticas.
Também não há banheiros disponíveis para o público, bebedouros e telefone público dentro das agências. “Há bancos que a senha tem a data, mas não o horário impresso. Também precisam ter cartazes informando o telefone do Procon”, destacou.
Negherbon ainda elogiou a iniciativa da Câmara de Guaramirim, que também tem lei disciplinando os horários, e esta semana já promoveu um primeiro encontro com os gerentes de bancos. De prático, em Guaramirim, os bancos se comprometeram em prestar ajuda às pessoas com dificuldades em usar os caixas eletrônicos, e em buscar mais parcerias com o comércio para aliviar filas nos dias de maior movimento.
O vereador José Ozorio de Avila (DEM), o Zé da Farmácia, lembrou que este é seu terceiro mandato, e que esta discussão sobre os bancos sempre esteve em pauta e nunca foi resolvido. “Os bancos continuam mandando e desmandando”, enfatizou.
Os vereadores Justino da Luz (PT), Francisco Alves (PT) e Ademar Possamai (DEM) compartilham a opinião de que quem tem que ser chamado para fazer cumprir a lei é o Procon. “Que venham o Procon e os gerentes, vamos dar uma oportunidade para que eles se expliquem”, pondera Jaime.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP