Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SESSÃO ESPECIAL DE RECONHECIMENTO À APEVI

[b]Entidade e ex-presidente recebem homenagem em solenidade que lembra o Dia da Micro e Pequena Empresa[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d28-922e-d359.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d28-9211-594d.jpg[/img]
“Construir amigos e preservá-los é nosso maior empreendimento”, destacou o empresário Custódio Vieira da Costa ao receber, na noite de terça-feira, 31 de março, homenagem da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, em sessão especial dedicada à Associação das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu (Apevi).
O ex-presidente Custódio Vieira da Costa foi destacado por conduzir a Apevi de março de 2007 a março de 2009. Ele assumiu a presidência de 27 de março de 2007 a 12 de fevereiro de 2008, na vaga deixada pelo ex-presidente Márcio Manoel da Silveira, que se licenciou para ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município. Em 27 de março de 2008, tomou posse efetivamente como presidente, cargo que entregou no dia 19 último ao empresário Edson Roberto Schmidt.
A sessão especial em alusão ao Dia Municipal da Micro e Pequena Empresa faz parte do calendário oficial do município desde a aprovação da lei 4215, de março de 2006, proposta pelo ex-vereador Dieter Janssen, que sugeriu a data como forma de reconhecer o trabalho das cerca de mil empresas associadas à Apevi. Além disso, o dia 29 de março marca a fundação e registro da primeira associação do gênero do Brasil, então chamada de Acimpevi.
A Apevi é entidade parceira da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (Acijs) no Centro Empresarial (Cejas) na missão de fomentar a auto-sustentação, a união e o fortalecimento das micro e pequenas empresas, pela promoção da melhoria da gestão. Foi fundada em 10 de setembro de 1985, tendo João Steinbacher, o Pedro Steinbacher, como primeiro presidente (1985 a 1986). Surgiu da iniciativa de empresários do ramo metalmecânico e elétrico que, ao realizarem uma feira específica em Jaraguá do Sul, observaram a necessidade das pequenas empresas se unirem em torno de uma associação.
Na homenagem, o presidente da Câmara, Jean Leutprecht (PC do B), lembrou que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 90% dos empregos na indústria brasileira. Destacou também as parcerias desenvolvidas com a entidade ao longo dos anos, tanto na promoção de eventos como em ações como na calamidade que se abateu sobre o Estado no final de 2008.
O presidente Edson Schmidt lamentou o fato de 80% das empresas morrerem nos dois primeiros anos e falou do desafio de trazer para a formalidade cerca de 10 milhões de negócios no Brasil, em função da burocracia. O secretário municipal de Indústria e Comércio, Célio Bayer, reforçou a importância do modelo Cejas. Lembrou que as pequenas empresas são a semente de grandes empreendimentos, ilustrando com o exemplo da empresa da qual faz parte, que hoje é uma das maiores do seu ramo e surgiu de uma oficina de tornos.
Nas fotos, a vereadora Natália Petry entrega a placa de reconhecimento ao presidente da Apevi, Edson Schmidt, e o presidente da Câmara, Jean Leutprecht, ao empresário Custódio Vieira da Costa.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP