Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NESTA QUINTA TEM SESSÃO DA CÂMARA NA BARRA

[b]Além dos trabalhos previstos para a sessão ordinária, haverá solenidade em homenagem aos 110 anos da comunidade luterana na região[/b]

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realiza nesta quinta-feira a segunda sessão itinerante do ano. Será às 19 horas, no Centro Comunitário Wandér Weege, junto à Igreja Luterana Cristo Salvador, no bairro Barra do Rio Cerro. A sessão itinerante, proposta pelo vereador Jaime Negherbon (PMDB) e aprovada por todos os demais vereadores, segue a iniciativa da Câmara, de que os vereadores conheçam mais de perto a realidade enfrentada por moradores de diferentes regiões da cidade.
Nesta ocasião, seguindo o protocolo regimental, a comunidade não pode se manifestar, mas os vereadores darão preferência, nos debates e nas indicações apresentadas (sugestões de obras e melhorias discutidas e votadas em sessão para serem encaminhadas à Prefeitura) a assuntos ligados à região visitada. No final da sessão, eles ficam à disposição para ouvir a população.
O vereador também faz questão de lembrar que é importante que a comunidade conheça de perto seus representantes e que se conscientize de que os vereadores não fazem obras, mas sim estudam, analisam e aprovam projetos e fiscalizam as ações do Executivo.
O presidente da Câmara, Jean Leutprecht (PC do B), adiantou que não há previsão de projetos polêmicos a serem votados nesta sessão. Das indicações a serem discutidas, uma das mais polêmicas é de sua autoria. O vereador, atendendo a um pedido do Núcleo de Transportadores de Combustíveis, vai propor à Prefeitura uma alteração no Código Municipal de Obras, em vigor desde 1988, e que só teve uma modificação em 1996. Jean vai sugerir uma nova distância entre postos. Hoje, postos de combustíveis têm que ser construídos em uma distância mínima de 200 metros de escolas, hospitais, unidades militares e asilo. Ele vai propor que esta distância seja ampliada para 300 metros, como estava na lei original e que foi suprimida em 1996.
[b]
SOLENIDADE PARA OS 110 ANOS DE COMUNIDADE LUTERANA[/b]

Além da sessão ordinária, será reservado um espaço para um momento solene, quando a comunidade Cristo Salvador e a Câmara de Vereadores prestarão uma homenagem a pessoas que se destacam por seu trabalho. Foram escolhidos para este momento o industrial Wandér Weege e o pastor Anildo Wilbert e sua esposa Loni.
O industrial Wandér Weege, diretor-presidente da Malwee, dispensa apresentações. A participação de sua família e a dele próprio na comunidade é tão intensa que até mesmo o centro comunitário em que será realizada a solenidade leva o seu nome. Wandér, que está em viagem, deve confirmar na manhã desta quinta-feira se terá disponibilidade para participar ou se enviará um representante.
Já o pastor Anildo e Loni estão envolvidos na comunidade há dez anos. É deles a iniciativa de resgatar o histórico desde a fundação. Em suas pesquisas, por ocasião dos 110 anos comemorados em 19 de fevereiro, eles descobriram que foi neste dia, no distante 1899, que chegou a Jaraguá do Sul o pastor Wilhelm Hägeholz, vindo de Timbó. Pastor da Igreja Unida, ele veio atender a um desejo dos cristãos evangélicos radicados às margens dos rios Jaraguá, Luz e “Serro” de criar uma comunidade religiosa. Assim, em assembléia decidiram pela fundação da comunidade com o nome de “Rio da Luz”, a ser atendida por Timbó. No mesmo dia inscreveram-se 40 famílias e contava-se com a adesão de outras 20 a 40, de modo que a comunidade chegaria rapidamente a 60 ou 80 famílias.
Na antiga Gemeindeschule Rio da Luz (Escola Comunitária Rio da Luz), hoje Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Gertrudes Steinlein Milbratz, encontra-se uma foto ampliada da comunidade escolar, com uma placa que mostra o ano de fundação da escola em 1895. Nesta época, lá já aconteciam celebrações esporádicas de cultos e ofícios, por pastores itinerantes.
A comunidade permaneceu ligada a Timbó até 1902, quando Rio da Luz e Rio Cerro deixaram de ser atendidas pelo pastor Alfred Rudolf, de Timbó, e passaram a pertencer a Brüderthal (Guaramirim), atendidas pelo pastor Ferdinand Schlünzen.
O pastor Schlünzen atendeu Jaraguá 2 (atual Paróquia Barra do Rio Cerro) por 20 anos. Inicialmente, a partir de Brüderthal (1902 a 1907) e, mais tarde, (1907 a 1922) a partir de Jaraguá 1 (Paróquia Apóstolo Pedro – Centro). Como a paróquia atendida por ele era muito grande, decidiu-se que seria dividida em duas e a região de Rio da Luz deveria ser atendida por um segundo pastor. Foram necessárias muitas reuniões até que esta divisão se concretizasse.
Em março de 1922, decidiu-se pela fundação de nova paróquia, denominada Jaraguá 2, com o início previsto em 1º de julho do mesmo ano, a qual seria atendida pelo pastor Albert Schneider, que residia em Brüderthal. Numa reunião foi decidido que a nova sede da paróquia seria na entrada do vale do Rio da Luz, agora Barra do Rio Cerro. O comerciante Wilhelm Weege doou três morgos para a construção da sede paroquial e espaço para pastagem, para os cavalos que serviam como meio de transporte do pastor. Nesta mesma reunião, foi eleita uma comissão para a construção da casa paroquial, formada por Wilhelm Weege, Frederiko Dumke, Ernst Mathias e Paul Mathias.

[b]FESTA PARA O PASTOR ALBERT SCHNEIDER[/b]

O pastor Albert Schneider foi instalado na paróquiab num culto festivo, na Comunidade Rio da Luz Alto (Comunidade Apóstolo Paulo/Rio da Luz 2) em 23 de julho de 1922. Veio morar na Barra do Rio Cerro/Jaraguá do Sul em 2 de setembro de 1922.
A Igreja/Escola Rio da Luz 1 ficava distante dois km e Jaraguá 99 a três km da sede da casa paroquial. Pela proximidade, o pastor propôs que estas duas comunidades se unissem para construir um templo. Muitos se assustaram com a proposta e o custo financeiro. A construção foi adiada por mais alguns anos. Em 26 de janeiro de 1930, as duas comunidades se reuniram novamente e decidiram pela construção do templo. Assim, em 1º de maio de 1930 foi lançada a pedra fundamental do templo. A inauguração ocorreu em 7 de fevereiro de 1932. Em 23 de março de 1997, após ampliação e reforma, o templo foi festivamente reconsagrado pelos pastor regional Meinrad Piske, Jörg Michel e Anildo Wilbert, com presença de autoridades e comunidade.
A atual denominação de Comunidade Evangélica Luterana Cristo Salvador foi aprovada em assmbléia em 18 de outubro de 1974. O nome é uma sugestão do pastor Hans Spring. O reconhecido ao pastor Albert Schneider ocorreu nas festividades de fundação da paróquia, de 9 a 16 de julho de 1972. A expressão de reconhecimento e gratidão pelo relevante serviço prestado por ele se reflete na rua onde está sediada a sede da Paróquia Barra do Rio Cerro, que passou a denominar-se rua Pastor Albert Schneider. A rua lateral à casa paroquial denomina-se Magdelene Schneider.

[b]UM CENTRO COMUNITÁRIO PARA UNIR AINDA MAIS A COMUNIDADE[/b]

Em 8 de fevereiro de 1999, foi apresentado ao presbitério um esboço de uma planta de construção de um novo centro comunitário. O projeto inicial sofreu alterações e em fevereiro do ano 2000, o empresário Wandér Weege comunicou que ajudaria financeiramente na construção do novo centro comunitário. Em 10 de abril, o antigo salão foi demolido. Em 17 de abril de 2000, a Construtora Hahne Ltda iniciou a obra.
Após cinco anos de empenho, trabalho e dedicação por parte do presbitério e membros da comunidade, o novo Centro Comunitário, num total de 1.738,12 m2 de área construído foi festivamente inaugurado em 15 de maio de 2005, com a presença do pastor Sinodal Manfredo Siegle, do prefeito Moacir Bertoldi, da vice-prefeita Rosemarie Vasel e demais autoridades. Em reconhecimento e profunda gratidão à família Weege, o novo centro passou a denominar-se: Centro Comunitário Wandér Weege. A placa de identificação foi descerrada pelo casal Laurita Karsten Weege e Wandér Weege.
Atualmente, o Centro Comunitário Wandér Weege é local de encontro para os mais diversos grupos de trabalho da comunidade e paróquia. Segundo o pastor Anildo Wilbert, este é um lugar para vivenciar a comunhão, a fraternidade e solidariedade nos diversos momentos da vida, entre os irmãos na fé, seja também de outras confissões religiosas.
“Muitas e muitas pessoas, ao longo dos anos, doaram-se de corpo e alma, dedicaram seu tempo e talento para que a Palavra de Deus fosse proclamada e vivida. Muitos nomes poderiam ser lembrados e citados, pois todos eles escreveram esta bonita história da Comunidade Cristo Salvador, enfrentando muitos obstáculos e dificuldades. Somos profundamente gratos a Deus, pelo exemplo de fé e testemunho fiel à sua Palavra e de todos que nos antecederam. A todos queremos reconhecer e manifestar a eterna gratidão”, enfatiza.

[b]DIRETORIA DA COMUNIDADE[/b]
Presidente: Darci H. Hornburg
Vice-presidente: Venera Lemke
Tesoureiro: Heinz Meier
Vice-tesoureiro: Adolf Keiser
Secretária: Alexandra Voigt
Vice-secretário: Alfredo Hanemann Neto
Pastor: Anildo Wilbert
Catequista: Loni Driemeyer Wilbert