Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TRANSPORTE E SAÚDE SÃO MAIORES PREOCUPAÇÕES

[b]Câmara dá largada ao PPA Participativo com reunião destinada aos moradores do centro e representantes de entidades organizadas "Este dia mudará a história de Jaraguá", diz o vereador Francisco Alves sobre a iniciativa inédita Enquanto projeto tinha início na Câmara, presidente o apresentava aos empresários no Cejas[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c90b668b-cd96-abb0.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c90b668b-cd5a-b8d9.jpg[/img]

A situação do transporte coletivo e a precariedade do atendimento na rede de saúde de Jaraguá do Sul voltaram a ser destacadas como as principais preocupações das pessoas que participaram na noite desta segunda-feira (8 de junho) da primeira reunião do Plano Plurianual, o PPA Participativo. A reunião, realizada no plenário da Câmara de Jaraguá do Sul, é a primeira de 14 que serão desenvolvidas nos próximos 40 dias, em diferentes regiões da cidade.
O PPA Participativo é uma proposta pioneira do Legislativo jaraguaense. Muitos municípios já o realizaram, mas é a primeira vez que uma Câmara decide ir até os bairros ouvir a comunidade para discutir e formular as prioridades para serem incluídas no orçamento do município para os próximos quatro anos.
A proposta surgiu depois que os vereadores avaliaram que uma reunião de apenas uma hora, que a Prefeitura realizou na Arena para discutir o PPA, era muito pouca e que o assunto merecia melhor debate. A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, presidida pelo vereador do PT Francisco Alves, tendo Ademar Possamai (DEM) como vice-presidente e Lorival Demathê (PMDB) como membro, lançou a proposta. Com apoio dos demais vereadores e uma equipe técnica coordenada pela assessora jurídica Fernanda Klitzke, a Câmara tomou para si a iniciativa pioneira de saber o que a comunidade precisa para os próximos quatro anos.
No PPA estarão as diretrizes para os próximos anos de governo da administração municipal. Ele deve ser aprovado até o final deste ano. O planejamento envolve três anos da atual administração e um ano da próxima gestão. Para o desenvolvimento do projeto, a cidade foi dividida em 14 áreas, regiões identificadas pela sua condição geográfica e peculiaridades.
A primeira reunião, nesta segunda, abrangeu representantes de entidades representativas e moradores da região central do município. Os presentes assistiram a um vídeo que explica a didática da iniciativa e as opiniões dos vereadores e os funcionários envolvidos.
Depois, a assessora jurídica Fernanda Klitzke explicou o projeto e como devem ser preenchidas as fichas com as propostas. A idéia da Câmara, destacou, é promover de maneira disseminada todas as prioridades macro, que atendam aos interesses coletivos. “É dinheiro público, que deve ser utilizado para obras públicas, de interesse coletivo, e não para interesses individuais”, explicou.
Os organizadores pediram que os presentes assinalassem três prioridades e as discriminassem no espaço destinado às sugestões. Depois, estas sugestões serão compiladas e comparadas com o projeto do PPA enviado pela Prefeitura à Câmara. As necessidades apontadas pela população e que não estão no projeto do Executivo serão apresentadas pelos vereadores em forma de emendas, que poderão ser acatadas ou não pela prefeita Cecília Konell.
As pessoas que não tiverem condições de participarem das reuniões em seus bairros poderão também opinar no site da Câmara: www.jaraguadosul.sc.leg.br, onde também se encontra o calendário com a programação de todas as reuniões.
“Uma Jaraguá com desenvolvimento social e responsabilidade é o que esperamos”, destacou o pastor Marcos, da Igreja Luterana. “Não sou jaraguaense, mas vejo que vocês tiveram a atitude corajosa de caminhar junto com o povo”.
Elenice Vieira dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção e Mobiliário de Jaraguá do Sul, destacou que marcou como uma das prioridades o transporte coletivo. “Já estamos cansados de ouvir tantas promessas, sou usuária e posso falar que temos uma necessidade muito grande nesta área”. Ela considera que o terminal é uma vergonha e desconfortável tanto nos dias de sol como nos de chuva, pois não protege os usuários.
Ela também destacou o setor da saúde, em especial a falta de assistência aos trabalhadores. “Muitas pessoas que estão em empresas dependem de atendimento do município e é precário”. Ela lembrou ainda a falta de centros de educação infantis. “Estamos em um momento muito especial e a Câmara está de parabéns, pois em 25 anos na cidade é a primeira vez que temos a oportunidade de participar de um debate deste nível”, destacou.
Morador da Vila Rau, João Dilma lamentou a dificuldade no atendimento das especialidades na área de saúde, que em algumas consultas os pacientes precisam esperar até dois anos para atendimento. A imensa fila e a demanda represada de consultas para as chamadas especialidades foram confirmadas recentemente em visita à Câmara do secretário de Saúde do município, Irineu Pasold.
O vereador Ademar Possamai (DEM) e líder do governo na Câmar respondeu que a Comissão de Finanças e Orçamento acabou de dar parecer favorável a um remanejamento no orçamento do município para contratação de médicos especialistas e médicos dos programas de saúde familiar e postos, para ver se amenizar a situação.
O morador da Vila Rau disse ainda que esteve recentemente em Blumenau, onde o ônibus é uma comodidade e há facilidade de se deslocar por toda a cidade com apenas uma passagem, ao mesmo tempo em que lamentou o monopólio do transporte coletivo da cidade.
O vereador Francisco Alves (PT) acredita que a história de Jaraguá do Sul mudará a partir deste dia 8 de junho, com a participação popular. Da mesma opinião compartilha o presidente da Câmara, Jean Leutprecht (PC do B), que no momento em que o PPA começava estava na reunião semanal do Centro Empresarial prestando contas das atividades do Legislativo no primeiro quadrimestre e também convidando os empresários a participarem das reuniões.