Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ELEVADOR FACILITA ACESSO AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

[b]Em respeito à Lei de Acessibilidade, agora a Câmara tem rampa de acesso, elevador para portadores de deficiências e banheiro adaptados[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a8-0395-a91c.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a8-0362-ae34.jpg[/img]

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul apresentou na terça-feira a representantes da Associação Jaraguaense dos Deficientes Físicos (Ajadefi) as novas instalações da Casa, agora totalmente adaptadas para acesso de cadeirantes e portadores de deficiências, com rampa na entrada, elevador que dá acesso ao segundo piso e banheiros espaçosos.
A ex-presidente da Câmara, Maristela Menel Roza, também fez questão de conferir o funcionamento do elevador, já que as reformas agora concluídas começaram no final do ano passado, em sua gestão. O objetivo de instalação do elevador, que marca a entrega das reformas na Casa, é justamente facilitar a acessibilidade a portadores de necessidades especiais, atendendo à lei específica sobre o tema.
Ela disse que decidiu pela aquisição do elevador, embora o mesmo tenha encarecido a reforma, depois de observar a situação de cadeirantes que tinham que ser carregados na escada para ter acesso ao plenário. Em Jaraguá do Sul, agora há apenas dois prédios públicos adaptados – o da Câmara e o da Justiça Federal, que passa por reformas no momento.
O elevador, que será de uso exclusivo para visitantes e portadores de deficiências, tem um moderno painel sensível ao toque, mas a mesa diretora pediu para o representante da Elevadores Schindler que providenciasse a instalação de um botão para cegos, que não estava previsto no contrato original quando foi feita a aquisição do equipamento.
Embora não use cadeira de rodas, Miguel de Lima, associado da Ajadefi, lembrou que a associação tem cerca de 15 cadeirantes, que sem dúvida poderão acompanhar mais de perto os trabalhos dos vereadores. “É difícil, temos que cobrar, e quando alguém toma uma iniciativa, elogiar”, disse.
O cadeirante Odair Floriani, que trabalha no estacionamento do Hospital Jaraguá, fez questão de percorrer todos os ambientes adaptados. Ele desafiou os vereadores agora a sugerirem melhorias nas ruas e calçadas da cidade, que, segundo ele, estão em condições precárias. “Se já é difícil para os pedestres, imagina para a gente”.
No início da sessão de terça-feira, o secretário da mesa diretora, vereador Justino Pereira da Luz (PT), leu uma correspondência do primeiro presidente da Ajadefi, Girlei Campestrini, funcionário da Ouvidoria da Prefeitura, agradecendo a iniciativa do município de colocar em prática a lei de acessibilidade. “Veio por meio desta agradecer a iniciativa da Câmara. Fui o primeiro presidente da Ajadefi , quando esta foi fundada em 29 de junho de 1996, portanto há 13 anos estamos na luta. E vamos prosseguir nesta busca constante”. Ele parabenizou os vereadores que de uma forma ou de outra colocaram a lei em prática.