Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CONFIRMADA RÓTULA DE ACESSO AO RIBEIRÃO CAVALO

[b]Secretaria de Planejamento da Prefeitura, Deinfra e DNIT fazem parceria para realização desta obra[/b]

COMPARTILHE

Os vereadores Justino Pereira da Luz (PT) e Lorival Dionísio Demathê (PMDB) saíram bastante contentes do encontro realizado na tarde desta segunda-feira (22 de junho) com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Aristides Panstein, e o representante da senadora Ideli Salvatti na região, Dionei Walter da Silva. A reunião selou uma nova parceria onde município, Estado e União se unem na realização de obras de interesse da comunidade.
Segundo Justino, entre as obras definidas em um primeiro momento está a construção da esperada rotatória na BR-280 que dá acesso ao Ribeirão Cavalo. Panstein assumiu o compromisso de o Executivo desenvolver o projeto, o Deinfra dar apoio na preparação da área e o DNIT fazer a pavimentação e a iluminação. O secretário Panstein se comprometeu em entregar o projeto até setembro, para que o mesmo possa ser adicionado às emendas parlamentares e sua execução possa ser feita em 2010.
Na quarta-feira passada, os vereadores Lorival Demathê e Jaime Negherbon, ambos do PMDB, já tinham discutido a viabilidade da construção da rótula de acesso ao Ribeirão Cavalo com o secretário de Estado da Infraestrutura, o deputado federal licenciado Mauro Mariani (PMDB), que se comprometeu em buscar recursos em forma de emendas em Brasília. A prefeita Cecília Konell também já havia assinalado positivamente e reafirmou o compromisso na sexta-feira ao vereador Demathê.
Dionei sugeriu a reunião de ontem porque, segundo explicou, já havia um acordo feito há mais de um mês entre ele e Mariani com o coordenador do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), João José dos Santos, onde ficou definido que esta e outras obras de melhorias só acontecerão se os prefeitos fizerem o projeto executivo. Após isso, município, DNIT e Deinfra definem o papel de cada um na execução.
Dionei explicou que a parceria está dando certo na região, pois os prefeitos de Corupá e de Guaramirim já estão fazendo alguns projetos (Corupá na rótula do condomínio industrial e passagem subterrânea – Guaramirim rótula da Guamiranga e viaduto da BR-413 que vai a Blumenau). Ele reforça que embora o governo federal esteja disposto a interceder é importante o município ter ciência de que a obra atende a munícipes e por isso é necessária a parceria.
Outra obra confirmada é a instalação de mais uma galeria – a quarta anunciada nos últimos meses – na BR-280. Justino argumentou que as galerias são importantes para amenizar os constantes alagamentos na região. Esta galeria será instalada no km 68,6 da rodovia. O presidente da União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam), Agostinho Zimmermann, também participou do encontro. Ele está organizando uma série de ações para tentar reverter os índices de tragédias no trânsito, que vai culminar com um culto ecumênico no dia 11 de julho, às 9 horas, no pátio do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP