Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O CORREIO DO POVO: 90 ANOS DE INFORMAÇÃO E HISTÓRIA

[b]Sessão solene em homenagem ao mais antigo jornal do Estado ainda em circulação foi uma sugestão do presidente da Casa, Jean Leutprecht[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d8c-1222-3a9d.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d8c-1208-9b8a.jpg[/img]

Por sugestão do presidente da Câmara de Jaraguá do Sul, vereador Jean Carlo Leutprecht (PC do B), foi realizada na noite de terça-feira (23 de junho) uma sessão especial em homenagem aos 90 anos de existência do jornal O Correio do Povo, completados no dia 10 de maio. Considerado um dos mais tradicionais veículos de comunicação do município, o jornal é o quarto mais antigo do Estado de Santa Catarina e seria o mais antigo ainda em circulação.
Com circulação diária, à exceção das segundas-feiras, o jornal tem como uma de suas características, segundo reforçou Jean, o fato de unir a sua bagagem histórica como testemunho das principais acontecimentos da cidade e região com uma linha editorial atuante e moderna, isenta de envolvimento com grupos políticos e econômicos. “Valoriza o jornalismo sério, que trilhou sempre em busca da verdade, trabalhando em prol da construção e do desenvolvimento do nosso município e região, além de desenvolver campanhas de interesse comunitário, como a pela duplicação da BR-280”, enfatizou.
Como não poderia deixar de ser quando se fala em O Correio do Povo, a família Schmöckel, que por quase 50 anos controlou o jornal, recebeu uma homenagem especial. Ela estava representada pela senhora Brunhilde Schmöckel, viúva do ex-proprietário e ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Victor Schmöckel, e por sua filha Yvone Alice. A família vendeu o jornal ao empresário Walter Janssen Neto.
O presidente também fez questão de estender seus cumprimentos ao atual diretor Nelson Luiz Pereira. Sem antes deixar de destacar as atuações dos fundadores do jornal, Venâncio da Silva Porto e Arthur Muller. Também fizeram parte desta história Honorato Tomelin, que chegou a dirigir dois semanários simultaneamente – O Correio do Povo e A Nação, de Blumenau.
“Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento social, cultural político e econômico da região”, afirmou o diretor Nelson Pereira, que aproveitou o momento para dedicar a homenagem prestada aos fundadores, funcionários, leitores, fornecedores e anunciantes. Ele também reafirmou a missão do veículo de continuar contribuindo com a população da região.
A modernidade veio por meio do lançamento do site, onde os leitores podem folhear virtualmente o jornal. Iniciativa esta que expandiu o acesso de leitores, que na edição impressa gira em torno de 6.800.
A sessão ainda foi acompanhada de perto pela editora-chefe, Patrícia Moraes, a repórter e editora de política, Carolina Tomaselli, e por funcionários de diferentes setores do jornal.
Nas fotos, o diretor Nelson Pereira (no centro) recebe flores e placa dos vereadores José Osorio de Avila (DEM) e Jean Leutprecht (PC do B). E a senhora Brunhilde Schmöckel é homenageada pelos vereadores Ademar Possamai (DEM) e Natália Lúcia Petry (PSB).