Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

RECORDE DE PÚBLICO NO PPA PARTICIPATIVO

[b]Moradores dos bairros da região de Nereu listam suas prioridades Eles querem revitalização da praça, muro no cemitério, reforço na subestação de energia elétrica Também não podem faltar nas listas pedidos de mais segurança, asfalto, médicos, creches, mais horários de ônibus[/b]

COMPARTILHE

Os moradores dos bairros Nereu Ramos, Tifa Monos, Vila Machado, Ribeirão Cavalo, Braço Ribeirão Cavalo e Ribeirão Grande do Norte mostraram determinação e união na hora de descrever suas prioridades na noite desta segunda-feira. Eles bateram o recorde de participação de todas as sete reuniões do PPA Participativo promovidas até o momento pela Câmara de Jaraguá do Sul. Motivo de orgulho para os organizadores da promoção. Em especial o vereador Lorival Dionísio Demathê (PMDB), o popular Loli, morador da região e integrante da Comissão de Finanças e Orçamento.
Pelo menos 125 pessoas assinaram a lista de presenças, ouviram atentamente as explicações sobre a iniciativa pioneira da Câmara e preencheram as fichas elencando as obras prioritárias que esperam verem desenvolvidas nos próximos quatro anos em seus bairros. A média de participação nas outras regiões ficou em no máximo 70 pessoas.
Novamente neste encontro, destaque especial pelo incentivo aos jovens no exercício da cidadania, com a participação de um grupo de alunos do ensino médio da Escola Euclides da Cunha. Eles e os presidentes das associações de moradores do Ribeirão Grande do Norte, Jair Alquini; da Tifa Monos, Valdecir Ropelato; do Ribeirão Cavalo, Luiz César Lazzaris; assim como o padre Donizeti, que cedeu o espaço do centro comunitário para a reunião, receberam cópias em CDs do projeto do Plano Plurianual (PPA) enviado pela Prefeitura.
Os moradores também foram informados de que agora suas sugestões serão reunidas, cruzadas com o PPA da Prefeitura para ver se há coincidência ou não, e o que faltou vai ser apresentado em forma de emendas pela Câmara, para apreciação e possível aprovação da prefeita Cecília Konell.
O líder do governo e vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Ademar Possamai (DEM), relembrou que o preenchimento das fichas não garante a realização das obras, mas disse que é importante que a comunidade possa se expressar. “Vocês precisam nos alimentar de informações”, apelou o vereador Isair Moser (PR).
Entre as prioridades apontadas (veja abaixo as listagens entregues pelas associações de moradores), está a revitalização da Praça Central. “Merecemos uma praça decente. É um reflexo de nossa auto-estima”, apelou o padre Donizeti. Os estudantes em sua maioria pediram mais segurança.
Já Vitório da Ávila, do Loteamento Zanghelini, reclamou do fato de os moradores terem que pagar por obras, em especial asfalto. O vereador Lorival Demathê lembrou que recentemente foi entregue um abaixo-assinado ao secretário de Obras Valdir Bordin solicitando asfaltamento de 15 a 16 ruas. Lembrou que a função do vereador é cobrar, fiscalizar o uso dos recursos públicos e não realizar obras. Possamai informou que há intenção de criação de um Fundo de Pavimentação – um programa de asfaltamento em que a idéia é a Prefeitura facilitar estas obras, mas será necessária a contrapartida da população.
Quem não pode participar da reunião ainda pode participar acessando o link PPA Participativo no site da Câmara www.jaraguadosul.sc.leg.br, onde também pode conferir as fotos dos encontros, as reportagens e o calendário.
Na quarta-feira, as 19 horas, tem encontro com os moradores do Rio Cerro 1, Rio Cerro 2 e Rio da Luz na Sociedade Alvorada.

[b]O QUE OS BAIRROS TÊM COMO PRIORIDADE:
TIFA MONOS – Documento entregue pelo presidente da Ambamos, Valdecir Ropelato[/b]

* Alargar as ruas Pedro João Meurer e Germano Striker e trocar tubulação em vários pontos destas ruas e da rua Therezia Ferraza, pois nos dias de chuva a vazão não vence e ruas e casas são alagadas.
* Regularização de lotes
* Área de lazer
* Nova creche e escola de ensino fundamental na região para atender principalmente as crianças do Ribeirão Grande do Norte, Braço Ribeirão e Tifa Monos
* Posto de saúde ou Unidade de Pronto-atendimento 24 horas (UPA) ou ainda implantação de programa de saúde familiar
* Melhorias gerais na rede de energia elétrica na região, com troca de transformadores, luminárias e postes
* Retirada da estação de transbordo de lixo e criação de uma usina de beneficiamento de lixo

[b]NEREU RAMOS – Os dez pontos mais urgentes de uma lista de quase cem entregue pelo presidente da Ambaner, Luiz César Lazzaris, e já enviada em março à prefeita Cecília Konell[/b]

* Abertura da Casa da Cidadania
* Revitalização da praça central
* Pórtico italiano na entrada do bairro (Este pedido está incluído no PPA da Prefeitura)
* Muro e calçada no cemitério
* Médicos ginecologistas e pediatras no posto de saúde
* Ponte adequada na rua Luiz Sarti (ponte do Voltolini)
* Melhoria no leito da Estrada do Loteamento Ribeirão
* Câmeras de segurança para o bairro
* Levantamento do leito da rua Paulo Voltolini
* Macadamização da via e conservação dos pontilhões do Ribeirão Grande do Norte

Jornalista responsável: Rosana Ritta