Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MORADORES DO RIO CERRO QUEREM UM ENDEREÇO SÓ SEU

[b]A redefinição do perímetro urbano é uma das principais reivindicações da comunidade Serviços como telefonia celular e de acesso à internet também são muito falhos A próxima reunião do PPA Participativo acontece na segunda-feira, às 19 horas, na Escola Marcos Verbinnem, com os moradores dos bairros Estrada Nova, Vila Rau e Três Rios do Sul[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d8c-71ec-6a44.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d8c-71c9-a0a2.jpg[/img]

Um endereço pessoal. Esta foi uma das principais reivindicações dos moradores dos bairros Rio Cerro 1 e Rio Cerro 2, na reunião do PPA Participativo realizada na quarta-feira (1º de julho) na Sociedade Alvorada, que também envolvia o Rio da Luz, que não mandou participantes. O que eles querem é poder receber as correspondências em seus lares, dar o nome da rua, o CEP, provar onde moram e serem encontrados com facilidade. Estão cansados de ter que se deslocar até um ponto comercial para receber as correspondências.
As dificuldades em provar o endereço para quem mora em uma área em parte urbana e em parte rural foram destacadas pelo pastor da Igreja Luterana, Otto Porzel Filho. Há pouco mais de um ano na região, ele diz que não tem como provar que reside no Rio Cerro 2. Em razão destes e de outros problemas, o pastor Otto sugere a redefinição da área urbana de Jaraguá do Sul. Assunto este que deve ser discutido no Plano Diretor.
O pastor diz ter consciência de que muitos serviços que faltam para os moradores da região nem são de competência do poder público, como a telefonia fixa precária e dificuldade de acesso à internet e à telefonia móvel, mas entende que precisa ser feita pressão junto aos fornecedores destes serviços para que a população seja atendida com a qualidade de serviços alardeada.
Ao apelo do pastor para que a região ganhe mais atenção se seguiram outras dezenas. Pelo menos 80 pessoas participaram do encontro promovido pela Câmara no bairro. Além do público habitual, formado em sua maioria por aposentados, agricultores, donas de casa e trabalhadores, novamente os adolescentes atenderam ao convite da Câmara e duas turmas do terceirão do Colégio Professor João Romário Moreira marcaram presença junto com alguns professores.
A participação dos adolescentes dá um colorido especial aos encontros, pois para muitos deles é a primeira oportunidade e contato com o exercício prático da cidadania. Nas reuniões do PPA Participativo, eles são convidados a ajudarem os vereadores a elegerem as prioridades de cada região, para que as mesmas sejam apresentadas em forma de emendas no planejamento da Prefeitura para os próximos quatro anos – de 2010 a 2013.
Também têm oportunidade de conhecer pessoalmente alguns dos vereadores e são informados de que haverá um cruzamento de suas propostas, manifestadas através do preenchimento de uma ficha, com as que já constam no PPA enviado pela Prefeitura, porque muitos dos pedidos certamente já estão incluídos.
Apesar de a orientação da equipe técnica que desenvolveu o PPA Participativo, para que as pessoas apresentem propostas de interesse coletivo e não individuais, as reclamações vêm de todo o tipo. A equipe técnica, ao compilar todas as fichas dos moradores, vai separar o que não deve ser incluso no PPA para que os vereadores possam apresentar como indicações ao Executivo ou comunicar as carências aos prestadores de serviços.
O presidente da Sociedade Alvorada, Marcelo Prochnow, embora não seja morador da região, diz que trabalha lá e observa as dificuldades dos moradores em ter acesso aos serviços de saúde, problema este que se amplia ao anoitecer e nos finais de semana, quando o posto de saúde fecha e um doente que precisar ir ao centro ainda terá em que enfrentar os horários escassos do transporte coletivo. De noite, então, nem pensar em adoecer.
O presidente do Sindicato Rural, Edgar Hornburg, também aproveitou para lembrar a necessidade de apoio com obras de prevenção e recuperação nesta região bastante afetada pelas enxurradas. Ele disse que muitas famílias que tiveram suas casas interditadas não receberam o auxílio-moradia da Prefeitura.
O presidente do Condomínio de Leite, Wilmar Schulz, e Ivanete Schulz, da Cooperativa dos Produtores de Leite, gostaram tanto da iniciativa do PPA Participativo que levaram fichas para distribuir aos vizinhos e na escola Ricieri Marcatto, perto de onde moram. Ivanete sugeriu que a Prefeitura reveja o cardápio da merenda escolar. Como mãe de aluno da rede pública, ela acha que a merenda servida hoje não sustenta aquelas crianças que dependem praticamente apenas deste tipo de refeição.

[b]Veja o que os moradores do Rio Cerro 1 e Rio Cerro 2 mais precisam:[/b]

• A construção de uma creche ao lado do posto de saúde é um pedido quase unânime
• Acostamento e ciclofaixa na SC-416
• Mais policiamento, pois estão aumentando os assaltos e invasões de casas nas regiões mais afastadas
• Asfalto, muito asfalto, pois estes bairros têm o menor índice de ruas pavimentadas de Jaraguá, tirando a rodovia principal, que é estadual
• Melhor atendimento à saúde, com ampliação do horário de atendimento
• Mais horários e mais conforto no transporte coletivo
• Telefonia celular e acesso à internet

Jornalista responsável: Rosana R. Ritta – Registro profissional: SC 491/JP