Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NOVO RECORDE DE PÚBLICO NO PPA DO ESTRADA NOVA

[b]Novamente a participação do adolescentes se sobressai no encontro que reuniu os bairros Vila Rau, Estrada Nova e Três Rios do Sul Deputada estadual Angela Albino (PC do B) conhece a iniciativa inédita da Câmara e dá o recado: "O poder emana do povo e para o povo" A próxima reunião do PPA será nesta quarta-feira, na Paróquia Apóstolo Paulo, reunindo moradores dos bairros Chico de Paula, Vila Lenzi, Nova Brasília e Água Verde[/b]

COMPARTILHE

A cada reunião do PPA Participativo, uma surpresa. Atendendo ao apelo da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, a população tem aceitado o convite e comparecido às reuniões onde podem opinar sobre as prioridades para suas comunidades. Na reunião desta segunda-feira, na Escola Marcos Verbinnem, no bairro Estrada Nova, foi registrado um novo recorde de público. Pelo menos 135 pessoas, em sua maioria moradoras dos bairros Estrada Nova, Vila Rau e Três Rios do Sul, assinaram a lista de presenças e preencheram as fichas elegendo suas prioridades.
Novamente a participação dos adolescentes, com duas turmas do ensino médio do Colégio Julius Karsten, deu o tom de mescla popular que tem caracterizado as reuniões do PPA. A um público mais tradicional e interessado em política, formado basicamente por aposentados e líderes comunitários, se juntam os jovens e as famílias.
Feliz ao observar o salão lotado, o vereador Justino Pereira da Luz (PT), morador do bairro Estrada Nova, onde tem expressiva base eleitoral, agradeceu em especial a participação dos estudantes, muitos deles seus ex-alunos, e o incentivo que receberam de seus professores para esta que é uma verdadeira lição de cidadania. “Desta forma, ouvindo a comunidade, teremos uma cidade mais tranqüila e progressista”, enfatizou.
Depois de receberem as boas-vindas do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Francisco Alves (PT), de onde partiu a ideia de desenvolver o projeto, assistirem ao vídeo e ao material didático explicativo sobre os objetivos das 14 reuniões que estão sendo realizadas no município para que os vereadores possam levantar sugestões para serem incorporadas ao projeto do Plano Plurianual elaborado pela Prefeitura, todos aproveitam a oportunidade de opinar sobre as carências de seus bairros e eleger as prioridades.
“A comunidade é o laboratório das grandes obras do Executivo. Nem sempre o que a comunidade quer vai sair, mas é importante opinar”, destacou o vereador Amarildo Sarti (PV). O líder do governo, Ademar Possamai (DEM), na condição de representante da prefeita Cecília Konell, destacou que a iniciativa é um complemento ao projeto do PPA da Prefeitura. “Muitas das coisas que vocês vão pedir já estão contempladas no projeto, as demais, vamos tentar incluir e sensibilizar a prefeita para executá-las”, enfatizou.

[b]DEPUTADA ANGELO ALBINO ELOGIA O EXERCÍCIO DE DEMOCRACIA[/b]

Outra agradável surpresa da noite foi a presença da deputada estadual Angela Albino (PC do B). Angela, que cumpre uma agenda na região nesta segunda e terça-feiras, em companhia de seu companheiro de partido, o presidente da Câmara, Jean Carlo Leutprecht, gostou do que viu. “Todo o poder emana do povo e para o povo”, resumiu a deputada, logo após ser informada que a iniciativa da Câmara local em promover o PPA Participativo é a primeira do País.
A deputada também aproveitou para fazer um agradecimento às mulheres presentes ao encontro, em especial à única vereadora da cidade, Natália Lúcia Petry (PSB), e lamentou o fato de Santa Catarina ser o Estado com o menor índice de participação política de mulheres. Ela também disse que pretende apresentar uma moção na Assembleia Legislativa elogiando a iniciativa da Câmara.

[b]O QUE OS BAIRROS LISTAM COMO PRIORIDADES:[/b]

[b]ESTRADA NOVA (Lista entregue pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Estrada Nova – Amoben – José Adilson Borges do Amaral)[/b]
• Pavimentação das ruas Clara Verbinnem, 1° de Maio, José Jacob Martins, Jeferson Machado, Urubici, Geovani Nicolluzzi, João M. da Silva. Todos estes pedidos estão acompanhados com os números dos ofícios e as datas em que os mesmos foram encaminhados para a Secretaria de Obras ou para Engepasa.

[b]TRÊS RIOS DO SUL (Lista entregue pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Três Rios do Sul – Adenísio da Silva)[/b]
• Creche ou centro educacional
• Escola municipal
• Asfaltamento
• Áreas de lazer nas ruas São Miguel, 15 de Setembro e perto do Rodeio Crioulo
• Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
• Manutenção e melhoria na rede coletora de esgoto, que não tem escoamento
• Solução e drenagem para o ribeirão Três Rios do Sul
[b]
VILA RAU (Algumas das prioridades da lista entregue pelo presidente da Associação de Moradores da Vila Rau – Amovir – João Cícero dos Santos, o João Cabeleireiro)[/b]
• Centro de Referência e Assistência Social (Cras)
• Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest)
• Criação de um Pama na região 5, dos bairros Água Verde, Vila Rau e Estrada Nova
• Escola municipal na Vila Rau, ensino médio no Estrada Nova e creche no Três Rios do Sul
• Passarela na BR-280 no Água Verde
• Ciclovia entre o Supermercado Brasão e a Metalúrgica Menegotti
• Regulamentação de loteamento irregular
• Esgoto sanitário
• Posto policial avançado para atendimento dos bairros da região
• Pavimentação de ruas nos bairros da região, em especial das ruas Carla Rubia Prosse, Liberato Volpi, Maria Moretti Rau e Nilson Treis
• Abertura da rua dos fundos da Unerj
• Programa de Saúde da Família
• Obstetra, ginecologista e pediatra no posto de saúde

Jornalista responsável: Rosana Ritta