Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

VILA LENZI E REGIÃO LISTAM PRIORIDADES PARA O PPA

[b]Onde receber atendimento médico é a principal preocupação dos moradores do Chico de Paula Na região também falta asfalto, esgoto sanitário e solução para os loteamentos irregulares Próxima reunião será na segunda-feira, na escola Machado de Assis, reunindo os bairros João Pessoa e Vieiras[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d8c-c78a-82d2.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d8c-c753-f009.jpg[/img]
Afinal, qual posto de saúde os moradores do bairro Francisco de Paula, o popular Chico de Paula, devem procurar quando necessitarem de atendimento médico? Este foi o principal assunto discutido na 10º reunião do PPA Participativo, uma promoção da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, que está percorrendo os bairros em busca de sugestões dos moradores de obras prioritárias que devem ser incorporadas ao Plano Plurianual (PPA) – orçamento do município para os próximos quatro anos.
O último encontro ocorreu na Igreja Luterana Paróquia Apóstolo Paulo, na última quarta-feira (8 de julho), e reuniu mais de 70 moradores dos bairros Chico de Paula, Vila Lenzi, Nova Brasília e Água Verde. O anfitrião, pastor Everton Ricardo Bootz, saudou o encontro lembrando que uma igreja também é uma casa política. Ele fez uma analogia com o termo “eclesia”, que significa assembléia, reunião ou congregação, um dos objetivos do PPA Participativo.
Os moradores reclamaram que além de ter que se deslocar para outros bairros em busca de atendimento, às vezes até gastando com ônibus, ainda são constantemente jogados de um lado para o outro. Valdemar Bennert foi um dos que se manifestou para falar sobre a sua preocupação com o assunto. Ele disse que nunca sabe se tem que ir ao posto de saúde do Caic, ao do Ana Paula, da Vila Lenzi, do Rau ou do Estrada Nova. E em algumas ocasiões em nenhum destes foi atendido, pois sempre está sujeito ao humor do atendente.
A mesma preocupação já tinha sido manifestada pelo presidente da Associação dos Moradores do Bairro Chico de Paula, Luiz Carlos Cardoso. Ele e o tesoureiro Aldomiro Vercino de Borba aproveitaram a reunião do PPA para entregar uma lista de reivindicações que envolvem os mais diferentes setores. Entre elas, pediram um posto de saúde ou um Pama no bairro.
O assunto voltou a ser discutido na sessão da Câmara de quinta-feira, quando o vereador Francisco Alves (PT), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento que lançou a proposta do PPA Participativo, sugeriu que seja enviado em regime de urgência um ofício para o secretário de Saúde do município, Irineu Pasold, para que ele responda a dúvida dos moradores.
Os vereadores Jaime Negherbon (PMDB) e o líder de governo Ademar Possamai (DEM), que também estavam presentes à plenária, disseram que já tinham conversado com o secretário Pasold. Segundo Jaime, ele informou que qualquer morador de Jaraguá do Sul tem direito de ser atendido em qualquer posto de saúde.
O vereador Ademar Possamai (DEM) disse que a secretaria confirmou que foi dada orientação para que preferencialmente o morador seja atendido no seu bairro, mas isso não significa que a pessoa não possa ser atendida em outro bairro. Explicou que nos casos específicos do Água Verde e Francisco de Paula, o morador deve se deslocar para o bairro mais próximo e deve ser atendido. Possamai informou aos vereadores que a resposta a esta questão será enviada por ofício para os presidentes das associações de moradores dos bairros envolvidos, para que as mesmas informem os moradores.
Mesmo assim, o vereador Francisco Alves pediu que a Câmara também enviasse um ofício ao secretário, para que sua resposta veja em tom oficial e que os servidores destes postos sejam advertidos se negarem atendimento.

[b]OS VEREADORES COMO LEGÍTIMOS REPRESENTANTES DO POVO[/b]

A décima reunião do PPA Participativo teve como anfitrião o vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e líder do governo na Câmara, Ademar Possamai (DEM). O vereador que mora há 28 anos no bairro Vila Lenzi diz que muitas das reivindicações apresentadas pela associação de moradores já haviam sido encaminhadas à prefeita Cecília Konell e ele acredita que estejam contempladas no PPA.
Como morador, ele observa que os maiores problemas estão no trânsito preocupante, na falta de asfalto. Também defende melhorias no atendimento do posto de saúde e ampliação na rede de saneamento básico.
Os vereadores também voltaram a descrever à população presente a importância deste exercício de cidadania. A vereadora Natália Lúcia Petry (PSB) aproveitou para esclarecer à comunidade o real papel do vereador como legítimos representantes do povo.
Eles também aproveitaram para lembrar que os 11 vereadores têm responsabilidade por todo o município, já que são 38 bairros e nem todos estão diretamente representados na Câmara.
A cada reunião do PPA Participativo os vereadores observam que as grandes preocupações como moradia, educação, segurança e trânsito são comuns a todos, mas também têm a oportunidade de observar as peculiaridades de cada comunidade.
Nesta região ficou evidente a preocupação com os alagamentos, com a travessia da BR-280, com o trânsito e com a falta de esgoto sanitário. A moradora do Chico de Paula, Terezinha Demathê, por exemplo, pediu limpeza do ribeirão que leva o mesmo nome do bairro e uma obra para desviar do seu bairro toda a água que escoa do Água Verde.
Os moradores da Vila Lenzi também pediram a realização de uma sessão itinerante da Câmara no bairro que vai completar 50 anos. O vereador Possamai já apresentou requerimento neste sentido.
Nas fotos, os vereadores e líderes comunitários: Natália, Charles Salvador, Francisco Alves, Waldemar Vieira, Luiz Cardoso e Ademar Possamai. Em outro momento, os moradores se unem para preencher as fichas do PPA Participativo.

[b]SANTA PAULINA QUER VIRAR BAIRRO[/b]

Outra peculiaridade solicitada aos vereadores vem dos moradores da Comunidade Santa Paulina. Eles querem se transformar em bairro. “Nossa comunidade tem aproximadamente 900 famílias, uma igreja, uma escola e comércio expressivo, mas não tem identidade própria, espremida entre outros bairros. Espero que vocês venham à nossa comunidade no mês de agosto para começarmos a discutir a implantação do bairro Santa Paulina”, apelou o presidente da comunidade, Marcos Junior.
Outro morador da comunidade, Ademar Silveira, demonstra preocupação com a segurança, pede orientação familiar por meio de um serviço de assistência social e fim do monopólio do transporte coletivo. Para isso, ele sugere a criação de um órgão competente para avaliar e fiscalizar as condições do transporte no município e transparência nas planilhas apresentadas pela empresa quando pede aumento de passagens.

[b]O QUE OS BAIRROS PEDEM PARA A PREFEITURA:

CHICO DE PAULA (Principais pontos do documento apresentado pela Associação de Moradores do Chico de Paula):[/b]
• Posto de saúde
• Ampliação das linhas de ônibus e dos horários
• Creche
• Quadra coberta na Escola Francisco de Paula e ampliação do espaço físico
• Regulamentação dos loteamentos irregulares (são cinco no bairro)
• Asfalto nas ruas Durval Marcatto e algumas dos loteamentos Firenze e Corupá
• Campo de futebol
• Continuação do PEC – Segundo Tempo na associação e na escola
• Saneamento básico
• Conjunto habitacional popular
• Conclusão do asfalto na rua Francisco de Paula

[b]VILA LENZI (Documento apresentado pelo presidente da Associação de Moradores da Vila Lenzi (Amovil), Waldemar Vieira, e pela secretária Andréa Moeller):[/b]
• Complementação da camada fina de asfalto das ruas Padre Alberto Jacobs, Victor Rosemberg e Exp. Antonio Carlos Ferreira, com faixas de segurança
• Lombadas eletrônicas nas ruas Antonio Carlos Ferreira e Padre Alberto Jacobs
• Conclusão da área de lazer da rua Adão Noroschi e sede da associação de moradores, cujo projeto já existe na Prefeitura
• Asfalto na rua Irmão Leandro até a rua Victor Rosemberg e na rua Herman Schulz da Irmão Leandro até a Maria Umbelina da Silva.
• Rotatória no viaduto das ruas Victor Rosemberg com Venâncio da Silva Porto

[b]NOVA BRASÍLIA[/b]
• Posto de saúde (o da Vila Lenzi vive lotado)
• Área de lazer
• Creche
• Conclusão da rede de esgoto
• Nova escola ou ampliação das atuais

[b]ÁGUA VERDE (O presidente da associação de moradores, Charles Salvador, destacou alguns dos pedidos já formalizados em ofício ao Executivo) [/b]
• Solução para os problemas de alagamentos
• Posto de saúde
• Viaduto na BR-280
• Continuação da ciclovia
• Túnel de acesso à rua Henrique Nagel

Jornalista responsável: Rosana R. Ritta – Registro profissional: SC 491/JP