Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BAIRROS JOÃO PESSOA E VIEIRAS QUEREM VISIBILIDADE

[b]Moradores aproveitam reunião do PPA Participativo para um desabafo: estão cansados de mais de uma década de descaso do poder público Eles também precisam da reconstrução urgente do acostamento da rua Manoel Francisco da Costa E também precisam de transporte coletivo, asfaltamento, segurança, ginásio de esportes e limpeza do rio Itapocuzinho[/b]

COMPARTILHE

O perigo do trânsito ao longo da rua Manoel Francisco da Costa, a principal via que atravessa os bairros Vieiras e João Pessoa, é uma das principais preocupações dos moradores da região. A necessidade de recuperação imediata do acostamento desde o Vieiras até a subsede do Corpo de Bombeiros Voluntários do bairro João Pessoa é uma das reivindicações conjuntas apresentadas pelas associações de moradores dos dois bairros na 11ª reunião plenária do PPA Participativo.
Os moradores reclamam que o acostamento está tão precário que os veículos não têm onde estacionar, fazendo com que o perigo seja constante ao longo da rodovia. Por isso, também sugerem a abertura de uma rua lateral, que já consta no mapa da Prefeitura, para desafogar o trânsito.
A preocupação da população e a vontade de fazer valer a sua vontade de mudar foram respaldadas pela presença de quase 80 moradores na reunião que aconteceu na noite fria de segunda-feira na Escola Machado de Assis. A expectativa era tanta em poder conversar com os vereadores e opinar sobre as obras que eles esperam ver incluídas no Plano Plurianual – o orçamento da Prefeitura de Jaraguá do Sul para os próximos quatro anos.
“Apesar da noite fria, vamos bater recorde de público, pois como estes bairros não têm vereadores eleitos, se sentem sem representatividade e querem aproveitar esta oportunidade”, anunciava antes da reunião o presidente da Associação dos Moradores do Bairro João Pessoa, Valmor Enge. Eleito há pouco mais de uma semana, ele previa a participação de pelo menos 150 pessoas.
Embora o número de público não tenha atingido este nível, surpreendeu nesta plenária a participação de muitas famílias com crianças (ver fotos) e um público demonstrando algo grau de politização ao expor suas necessidades e fazer seus questionamentos. Um pouco deste perfil, segundo os moradores, se deve ao fato de que aquelas comunidades sofrem há mais de uma década do que denunciam ser um certo descaso do Executivo com o bairro que é considerado o mais antigo da cidade.
Aliás, provar a representatividade da população por meio dos 11 vereadores eleitos é um dos desafios também da Câmara em se lançar no projeto inédito de realizar o PPA Participativo. “São 38 bairros e somos 11 vereadores, então, embora alguns vereadores tenham sua base eleitoral concentrada em determinados bairros, os vereadores são representantes legítimos de toda a população jaraguaense”, esclarece a cada reunião o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Francisco Valdecir Alves (PT), que lançou a proposta do PPA, acatada pela mesa diretora e os demais vereadores.
Em todos os encontros, os vereadores explicam à população que estão cumprindo seu papel de legislador e fiscalizador. Esclarecem que todas as propostas apresentadas por eles nas fichas que preenchem serão cruzadas com o PPA original enviado pela Prefeitura para aprovação da Câmara, e que as reivindicações que não constarem neste projeto serão apresentadas por meio de emendas (sugestões) dos vereadores para a Prefeitura.
As associações de moradores também recebem CDs com o PPA original, para tomar conhecimento das propostas já mapeadas pela Prefeitura. A próxima reunião do PPA Participativo acontece na segunda-feira, dia 20, no Caic, envolvendo moradores dos bairros Jaraguá Esquerdo, São Luís e Tifa Martins. Na quarta-feira, dia 22, se reúnem na Escola Lylian Oeschler os moradores da Ilha da Figueira, Boa Vista e Águas Claras.
O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Vieiras, Jair Mussinato, também demonstrou uma excelente articulação ao destacar a importância de iniciativas como o PPA, ao combinar com seus vizinhos as prioridades para serem apresentadas em conjunto e ao questionar os vereadores para a necessidade de que sejam dadas as respostas que a população espera.

[b]O QUE ESPERAM OS MORADORES DOS BAIRROS
João Pessoa (algumas das reivindicações apresentadas pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro João Pessoa, Valmor Enge, e por moradores na reunião)[/b]
• Abertura de laterais na rua Manoel Francisco da Costa, para evitar que as crianças andem no acostamento precário
• Conclusão do asfalto da sede dos bombeiros até a Vila Charters, obra que foi interrompida no ano passado. Observação: Esta mesma reivindicação foi apresentada pelos moradores da Vila Charters na plenária do PPA que envolveu também moradores do bairro Santa Luzia
• Um ginásio de esportes coberto (“A Prefeitura prometeu 18 ginásios e nosso bairro espera ser contemplado com um destes”, destacou Valmor
• Melhorias no transporte coletivo (a moradora Nilza dos Santos reclamou das dificuldades que os moradores da Cohab 2 enfrentam. “O ônibus anunciou que não vai mais entrar lá”, lamentou.
• Lombadas físicas, regularização de loteamentos e condomínios irregulares, segurança e policiamento para inibir o tráfico de drogas (pedidos de Daniel Silva Vieira)
• Limpeza, manutenção e tratamento paisagístico do rio Itapocuzinho, para que sua beleza seja valorizada (pedido do morador Sérgio Homrich dos Santos)
• Módulo policial (pedido de José Tibbes)

[b]Vieiras (propostas apresentadas pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Vieiras, Jair Mussinato. Segundo ele, estas mesmas reivindicações já foram encaminhadas à Prefeitura em encontro com as associações de moradores da cidade)[/b]
• Pavimentação asfáltica da rua do Colégio Alvim Tribess, que está em estado precário
• Canalização da rua Gustavo Lessmann, onde os moradores sofrem com alagamentos a cada chuva
• Ampliação da rede de saneamento básico
• Melhorias no transporte coletivo e implantação do passe único

Jornalista responsável: Rosana R. Ritta – Registro profissional: SC 491/JP

 :download:[url=https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/modules/news/download.php?url=/c8663d8c-46f2-c738.JPG&filename=PPA João Pessoa.JPG]PPA João Pessoa.JPG[/url]
 :download:[url=https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/modules/news/download.php?url=/c8663d8c-472d-b709.JPG&filename=PPA João Pessoa 2.JPG]PPA João Pessoa 2.JPG[/url]