Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SÃO LUÍS VOLTA A REFORÇAR NO PPA QUE NÃO QUER A ETE

[b]Moradores do Jaraguá Esquerdo, São Luís, Tifa Martins e arredores também querem postos de saúde, médicos cumprindo horário nos existentes e fim das desumanas filas de espera Eles também querem vagas e novas escolas, creches e pavimentação A última reunião do PPA Participativo será nesta quarta-feira, dia 22, na Escola Lilia Ayroso Oeschler, com Ilha da Figueira, Boa Vista e Águas Claras[/b]

COMPARTILHE




O recado certeiro foi dado mais uma vez. Os moradores do bairro São Luís reforçaram na 13ª reunião plenária do PPA Participativo da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul que não querem mesmo a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) nas imediações do Parque Malwee.
Uma centena de moradores dos bairros Jaraguá Esquerdo, São Luís e Tifa Martins – a terceira maior participação dos 13 encontros realizados até então – esteve reunida na noite de segunda-feira no Caic para exercer mais uma vez sua cidadania, apontando as prioridades que querem ver contempladas no Plano Plurianual (PPA), o orçamento que vai definir as ações da Prefeitura para os próximos quatro anos.
Embora as obras já estejam iniciando e o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Nelson Klitzke, tenha dito que sua decisão é irreversível, os moradores voltaram a manifestar sua insatisfação. A mesma insatisfação já manifestada publicamente por duas vezes em março – quando Klitzke esteve na Câmara para defender o projeto e em uma reunião no bairro, e mais recentemente fechando a rua.
Fora a sugestão de que seja encontrado outro local para a polêmica ETE, nenhum outro pedido difícil de ser realizado foi feito. O que os moradores querem mesmo é acesso aos serviços básicos, como educação, saúde e infra-estrutura. Além do esgoto, um pedido unânime é por mais médicos, educados e que cumpram os horários, nos postos existentes – no Caic e junto à escola Jonas Alves -, e postos de saúde no bairro Jaraguá Esquerdo e no loteamento Firenze.
Além de médicos, eles pedem extensão de horário de atendimento, fim das filas e do tratamento desumano. “A população não pode prever que só vai adoecer daqui a 30 dias”, constata a recém-empossada presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Luís, Maurise Heller. Isso para uma consulta básica, o que dirá se for uma consulta para uma especialidade.
Maurise também pede mais segurança no trânsito nas imediações do Caic, onde a cada turno saem em média 800 alunos. “Só na rua Francisco Hruscka são pelo menos dois acidentes por semana”, observa.
Moradores da região, os vereadores José Osorio de Avila (DEM) e Jaime Negherbon (PMDB) comemoraram o bom resultado do encontro, realizado no Dia do Amigo. Jaime reforçou que também é contra a construção da ETE no bairro e só restou a ele lamentar a decisão da Prefeitura de manter a obra naquele local. Ele também demonstrou profunda intimidade com as carências da região.
Aos presidentes das associações de moradores dos três bairros também foram entregues cópias do PPA original da Prefeitura, para que eles tenham conhecimento do que já está previsto, conferir se alguns de seus pedidos já estão contemplados e acompanhar depois o que será apresentado por emenda pelos vereadores. A administradora do Caic, professora Soraia Simone Cozzarin, também recebeu uma cópia do PPA das mãos do vice-presidente da Câmara, Isair Moser (PR).

[b]AMBATIM COMPLETA 13 ANOS [/b]

“Não podemos nos acomodar”. Esta foi a principal mensagem deixada pelo ex-vereador José Pendiuk dos Santos (PT), o Zé Padre, ao destacar a importância da união dos moradores dos bairros, que sempre sofrem com as dificuldades de infra-estrutura. “E se a Prefeitura não acatar nossos pedidos, precisamos ir até lá cobrar”, desafiou.
O atual presidente da Associação de Moradores do Bairro Tifa Martins (Ambatim), Sérgio da Silva, também prestou uma homenagem aos fundadores da associação que preside e que está completando 13 anos. O vereador Justino da Luz (PT) entregou uma placa para Zé Padre, que representou na ocasião todos os fundadores da Ambatim. Justino também elogiou a representatividade da região, que sempre elege vereadores, dizendo que eles fazem a “lição de casa”.
A importância de se garantir representatividade política em todos os níveis de governo também foi destacada por Alexandre Ruysan, morador da Tifa Martins, que lembrou que está na hora da região se unir para eleger deputados estaduais e federais.

[b]PLENÁRIAS TERMINAM, O TRABALHO NÃO[/b]

A Câmara realiza na noite desta quarta-feira, dia 22 de julho, a 14ª e última reunião plenária do PPA Participativo. Será às 19 horas, na Escola Lilia Ayroso Oeschler, para a qual estão convidados moradores dos bairros Ilha da Figueira, Águas Claras e Boa Vista.
Com o encontro no bairro mais populoso da cidade e onde moram os vereadores Francisco Alves (PT), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, e quem propôs a realização do projeto, e da professora Natália Lúcia Petry (PSB), termina uma etapa do trabalho, mas as atenções continuam voltadas para a iniciativa inédita do Legislativo jaraguaense em ouvir as prioridades da população para que as mesmas sejam contempladas no orçamento do município – o Plano Plurianual que terá validade de 2010 a 2013.
A equipe técnica coordenada pela assessora jurídica Fernanda Klitzke, que desenvolveu o projeto, agora vai compilar e cruzar todas as sugestões apontadas pela população. O que não estiver contemplado no PPA original da Prefeitura vai ser apresentado à prefeita Cecília Konell em forma de emendas até o dia 15 de agosto.
A Câmara também está estudando a melhor maneira de informar à população quais sugestões foram acrescentadas em forma de emendas ao PPA e o destino das mesmas. Ter a resposta sobre suas prioridades também foi uma das cobranças apresentadas pelos moradores durante os encontros.
Nas fotos, os vereadores Zé da Farmácia e Jaime Negherbon com os líderes comunitários Maurise Heller, Sérgio da Silva, Alex Krenke e o vereador Francisco Alves. O vereador Justino entrega placa em homenagem a Ambatim para Zé Padre e o vice-presidente da Câmara, Isair Moser com a administradora do Caic, Soraia Cozzarin.

[b]O QUE OS BAIRROS PEDEM

São Luís (Segundo a presidente Maurise Heller e as opiniões manifestadas pelos moradores nas fichas)[/b]
• Pronto-atendimento 24 horas na região
• Mais médicos no posto de saúde
• Mais horários de atendimento médico no posto de saúde
• Solução para o trânsito conturbado da rua Francisco Hruscka
• Asfalto em duas importantes vias que têm tráfego de ônibus – metade da rua João Franzner e na Francisco Hruscka

[b]Tifa Martins (Sugestões do presidente da Associação de Moradores do Bairro Tifa Martins (Ambatim), Odílio Sérgio da Silva, e moradores)[/b]

• Escola de ensino fundamental no bairro
• Posto de saúde (o existente na Escola Jonas Alves nunca tem médico)
• Asfaltamento da maioria das ruas do loteamento Firenze
• Fim do esgoto a céu aberto
• Mais áreas de lazer

[b]Jaraguá Esquerdo (Prioridades apontadas pelo presidente da associação, Alex Krenke)[/b]

• Posto de saúde com médicos
• Asfalto na rua Expedicionário Osvaldo Kanzler (esta rua consta no mapa da Prefeitura como asfaltada) e na rua do Juventus

[b]Loteamentos Firenze e Ana Paula (O comerciante Luiz Rodrigues, o Tigrão, diz que todas estas reivindicações já foram entregues à Prefeitura. Ele disse que os moradores estão se organizando para formar uma associação)[/b]

• Pavimentação das ruas
• Posto de saúde
• Creche
• Escola

Jornalista responsável: Rosana R. Ritta – Registro profissional: SC 491/JP

 :download:[url=https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/modules/news/download.php?url=/c8663d8c-39ee-1e3c.JPG&filename=Vereadores com presidente de associações.JPG]Vereadores com presidente de associações.JPG[/url]
 :download:[url=https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/modules/news/download.php?url=/c8663d8c-3a1a-cd96.JPG&filename=Justino e Zé Padre.JPG]Justino e Zé Padre.JPG[/url]
 :download:[url=https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/modules/news/download.php?url=/c8663d8c-3b6c-6629.JPG&filename=Dico Moser e profa. Soraia.JPG]Dico Moser e profa. Soraia.JPG[/url]
 :download:[url=https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/modules/news/download.php?url=/c8663d8c-3ba0-2454.JPG&filename=Sérgio Silva e vereadores.JPG]Sérgio Silva e vereadores.JPG[/url]