Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BIÓLOGO SERÁ CONVIDADO A FALAR SOBRE PESQUISA CONTRA MARUIM

[b]Vereador Jaimr Negherbon apresentou requerimento que deve ser votado na sessão desta quinta[/b]

COMPARTILHE

O vereador Jaime Negherbon (PMDB) protocolou dois requerimentos na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, solicitando as presenças de especialistas para discutirem dois problemas que considera importantes e que necessitam de soluções imediatas.
O primeiro deles, o requerimento de nº 56/2009, requer que o biólogo Luiz Américo de Souza, da Fundação Municipal 25 de Julho, de Joinville, e do Instituto Grade de Ciências Básicas (IGCB), de Schroeder, seja convidado para participar de uma sessão onde possa explanar sobre seus trabalhos no combate do mosquito maruim, que tanto castiga a população da região, em especial os moradores das comunidades rurais.
Negherbon já havia levantado discussão sobre este assunto na sessão do dia 1º de setembro, quando na condição de presidente da Comissão de Transportes, Obras, Agricultura, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Serviços Públicos disse que visitava agricultores e percebeu que com a entrada da primavera eles vêm sofrendo ainda mais com a praga do marium. As principais vítimas seriam os bananicultores, que sofrem de coceiras, alergias e até mesmo problemas circulatórios provocados pelas picadas deste mosquito pequeno e de picada dolorida. “E com o calor a situação fica cada vez pior. Eu mesmo fiquei por alguns minutos e não aguentei a situação”, observou.
O vereador Amarildo Sarti (PV) diz que realmente a situação é preocupante. Ele constatou que não há em nenhuma outra parte do mundo um estudo relativo à praga do maruim e lembrou que o desenvolvimento de pesquisas precisa aporte financeiro. Citou convênio entre o Instituto Grade e a Fundação 25 de Julho, onde profissionais da área trabalham há dois anos em busca de um controle para o maruim.
Diante da constatação do vereador Amarildo, de que o biólogo Luiz Américo é a pessoa mais avalizada para falar sobre o tema, Jaime resolveu convidar o especialista para que ele possa informar o andamento das pesquisas e que tipo de auxílio se pode dar neste momento aos agricultores.
As pesquisas do biólogo têm aval da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), que no final do mês de agosto repassou mais uma parcela de recursos para continuação das pesquisas de combate ao maruim. Em 2009, já foram repassados pelas Prefeituras mais de R$ 33 mil para serem investidos na instalação de equipamentos, compra de insumos, material de suporte e apoio às despesas específicas da pesquisa.

[b]Uma das dez pragas do Egito:[/b]

• O maruim, ou mosquito-pólvora, é um inseto de pequenas dimensões que aparece em várias publicações como uma das dez pragas bíblicas do Egito. Suas larvas vivem na água doce ou salgada, conforme a espécie. É um animal hematófago que penetra pelo meio dos cabelos e roupas causando urticária com suas doloridas picadas.

• O mosquito-pólvora é encontrado no interior, em matas úmidas e brejos. E onde se encontram materiais em decomposição. Possui este nome devido ao tamanho pequeno e cor que lembra um grão de pólvora. As espécies do litoral são conhecidas por maruim ou mosquitinhos do mangue.

• Desde 2002, a tentativa de controlar esta praga tem motivado a região. Em 2002, a Amvali começou pesquisa em parceria com a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro. Foram identificadas cinco espécies. Em 2006, a mesma pesquisa mobilizou os técnicos da Fundação 25 de Julho. Pesquisas recentes no Sul do Brasil (principalmente na região de Corupá), determinaram que um dos nichos para sua reprodução são os cepos das touceiras de bananeira e as fezes de animais.

[b]TELEFONIA[/b]

Outro requerimento do vereador Jaime, o de nº 57/2009, requer que seja convidado para participar de sessão plenária o senhor Estevão Hobord, responsável pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em Santa Catarina. O vereador solicitará que ele fale sobre a ampliação da telefonia móvel no município e região.
Os dois requerimentos devem ir à votação na sessão desta quinta-feira.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP