Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CINCO PROJETOS E MUITOS DEBATES MARCAM SESSÃO

[b]Vereador Vilmar Delagnolo destaca importância econômica, turística e, agora, política, do seu bairro, o Santa Luzia, e a região Perigo e novos deslizamentos no Rio Molha voltam a tirar sono de toda a população[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d22-6dac-2de4.jpg[/img]
Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram cinco projetos na sessão ordinária da Câmara desta terça-feira, 22 de setembro de 2009. Além da presença do vereador Jair Pedri (PSB), que ocupa vaga da vereadora Natália Lúcia Petry até a próxima segunda-feira; também foi registrada a presença de um novo vereador, o petista Vilmar Delagnolo (foto), que assumiu por 15 dias vaga do seu colega de partido Justino Pereira da Luz. Com a licença do vereador Justino, a sessão foi secretariada por Lorival Demathê (PMDB).
Depois de receber as boas-vindas do presidente Jean Carlo Leutprecht (PC do B) e dos demais colegas, Vilmar Delagnolo agradeceu lembrando o que considera um fato histórico, que é o seu bairro, o Santa Luzia, estar tomando novamente assento na Casa depois de quase 20 anos. Para isso, ele fez uma pesquisa e citou os nomes de todos os representantes de sua região em cada gestão, que mostra que em alguns períodos o bairro chegou a ter dois representantes.
“Nossa cidade cresceu muito e nosso bairro, mais distante, não conseguiu acompanhar”, lembrou o vereador, que em 2004 aceitou colocar seu nome à disposição do bairro. O bom desempenho naquela primeira eleição o motivou para que repetisse a tentativa em 2008, o que lhe deu 1.085 votos, colocando-o na condição de primeiro suplente do PT.
Delagnolo agradeceu a oportunidade a Deus e seus familiares, em especial à esposa Márcia. E se prontificou para colaborar com todos os vereadores na apreciação de indicações e projetos no período em que estiver na Câmara. “Quero marcar esta minha passagem da forma mais positiva possível”, reforçou.
Ele também apresentou um perfil do seu bairro, destacando a expressividade turística, e voltou a defender a pavimentação do acesso ao bairro via João Pessoa, que é uma das prioridades daquela região. Prioridade esta também manifestada pelos moradores nas reuniões do PPA Participativo.
O líder da bancada do PT, vereador Francisco Alves, confiante de que será aprovada a ampliação do número de vereadores, já prevê uma bancada de quatro vereadores em breve, com a efetivação do novo colega de bancada.
Já o presidente Jean também apresentou um balanço das contas do último mês, tornando públicos os números. E enfatizou que estes números estarão à disposição no site e na própria Câmara.

[b]PROJETO RETIRADO DE PAUTA[/b]

Logo no início da sessão, o líder do governo, Ademar Possamai (DEM), pediu a retirada da pauta o projeto de lei complementar nº 12/2009, de autoria da Prefeitura, que dispõe sobre a regulamentação e a organização administrativa municipal de Jaraguá do Sul, e dá outras providências. Este projeto iria à votação única, mas o vereador argumentou que ainda há alguns pontos a serem esclarecidos.
Apesar de permitir a retirada do projeto de pauta, o presidente Jean Leutprecht alertou que o prazo do mesmo já está vencendo e ele precisa ser votado na próxima sessão.

[b]APOIO PARA OS BANANICULTORES[/b]

O vereador Amarildo Sarti (PV) lembrou que neste dia é o Dia da Banana, e sugeriu uma reunião para discutir a situação dos bananicultores e uma forma de buscar recursos e apoio para estes produtores. O presidente da Comissão de Transportes, Obras, Agricultura, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Jaime Negherbon (PMDB), e o Ademar Winter (PSDB) também se prontificaram em apoiar a iniciativa.

[b]PROBLEMAS NO RIO MOLHA[/b]

Depois de o vereador Francisco Alves (PT) lembrar que as atenções voltaram a se concentrar nas dificuldades provocadas por nova queda de barreira no Rio Molha, o vereador Jaime Negherbon (PMDB) reforçou o pedido para abertura de uma rua secundária para acesso ao Rio Molha.
Da mesma forma, os vereadores José Osorio de Avila e Ademar Possamai, ambos do DEM, destacaram que a Defesa Civil agiu rapidamente e conseguiu evitar uma tragédia maior no Rio Molha. “Infelizmente a chuva continua, eles estão fazendo de tudo para tentar liberar aquele acesso. Fazer uma ponte talvez seja o mais rápido e simples, mas há problemas, desde as pessoas que precisam deixar passar o tráfego por suas terras”, raciocina. Ele diz que um segundo acesso é indiscutível, mas não dá para fazer uma obra a toque de caixa, argumentou.
Francisco voltou a insistir que precisa sim haver uma solução a toque de caixa para o problema que a região vem enfrentando. Possamai argumentou que é uma obra complexa, que precisa ser bem pensada para não colocar em risco as vidas dos moradores ou desprotegendo outras áreas de morro.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP