Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CÂMARA APROVA REPASSE DE ÁREA PÚBLICA AO CREA

[b]Doação foi autorizada pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na sessão do dia 1º de outubro Conselho se comprometeu a ampliar o número de profissionais e a fiscalização na região[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d2d-fb8d-ead8.jpg[/img]

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou na sessão de quinta-feira (1º de outubro) a doação de uma área central, de propriedade do patrimônio público municipal, para que a inspetoria regional do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina – Crea/SC possa construir sua sede própria.
A doação se deu por meio da aprovação do projeto de lei ordinária nº 217/2009. A área em questão tem 560,79m2 e, segundo o vereador Francisco Alves (PT), teria preço de mercado de R$ 450 mil, e está localizada na rua Felipe Schmidt, centro. O Crea terá prazo máximo de dois anos para iniciar a construção de sua sede, sob pena de reversão da área doada ao patrimônio público municipal, caso este prazo não seja cumprido.
O Crea, como entidade de fiscalização do exercício e das atividades profissionais vinculada ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), fiscaliza, controla e orienta o aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia em seus níveis médio e superior.
A votação, que resultou em oito votos favoráveis e uma abstenção do vereador Ademar Winter (PSDB) – o líder do governo, Ademar Possamai (DEM), estava ausente – foi acompanhada pelo diretor regional do Crea, Celso Wassmansdorf. Ele agradeceu a confiança demonstrada pelos vereadores, disse que os profissionais aguardavam a doação para poderem desenvolver o projeto, e que com a sede própria o conselho terá condições de atender melhor a seus associados e a população. Entre os planos está a construção de um auditório para formação profissional.
Embora favoráveis, alguns vereadores fizeram questão de registrarem suas opiniões sobre o projeto. O vereador Vilmar Delagnolo (PT) disse que votaria favorável tanto a este projeto quanto ao de nº 219, que cede salas da rodoviária para a Casa da Amizade, mas em contrapartida pediu que a Prefeitura também se sensibilize e atenda a uma indicação de sua autoria, que deve ser defendida na próxima semana pelo vereador Justino da Luz. Delagnolo solicita que a administração pública também disponibilize uma sala com móveis e equipamentos para a União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam), que faz um grande trabalho no acompanhamento da situação dos bairros e no debate dos grandes temas de interesse do município, mas que tem muitas dificuldades em desenvolver suas atividades, pois está sempre em busca de espaços para conseguir realizar suas reuniões.
O vereador Francisco Alves (PT) também reforçou que votaria favorável ao projeto, mas lembrou que o Crea é um dos grandes responsáveis em fiscalizar obras. Por isso, pediu que sejam contratados mais profissionais e seja ampliada esta fiscalização.
O presidente da Casa, Jean Leutprecht (PC do B), manifestou seu apoio ao relatar que acompanhou todo o processo de diálogo com o Comcidade e demais entidades e secretarias da Prefeitura para que se chegasse à doação desta área. Ele disse que o Crea já havia disponibilizado dois profissionais a mais, para ajudar o município, por isso foi solicitada sede para que os profissionais da área possam estar realizando seu trabalho.
Jean lembrou que no Estado o Crea reúne mais de 40 mil profissionais no Estado – 1.300 em Jaraguá do Sul e região. Também participa do programa Moradia Econômica, que beneficia famílias de menor condição financeira. Foram até o momento 2.658 famílias beneficiadas com este projeto na região do Vale do Itapocu.
O vereador José Osorio de Avila (DEM) também se manifestou favorável ao projeto. Disse que o Crea é um órgão responsável e acredita no seu trabalho com eficiência e categoria.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP