Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MOMENTO DE EMOÇÃO PARA REGISTRAR OS 50 ANOS DA VILA LENZI

[b]Família do fundador do bairro, que emprestou seu nome a ele, faz viagem no tempo Tercílio Scoz, o primeiro comprador de um lote no local, recorda a negociação no tempo que a palavra valia mais que o dinheiro Prefeita Cecília foi pega de surpresa e se emocionou com a distinção na sessão solicitada pelo vereador Ademar Possamai (na foto com ela e o colega Zé da Farmácia[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663db8-43ca-755f.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/bd494c7b-53d6-daea.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/bd494c7b-53ad-f866.jpg[/img]
A sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizada na noite de terça-feira, 6 de outubro, no salão da Paróquia Apóstolo Paulo, no bairro Vila Lenzi, também foi recheada por momentos de emoção. Emoção esta dividida com os moradores do bairro que se notabiliza como um dos mais populosos e populares de Jaraguá do Sul e que está completando 50 anos de fundação.
Em especial às famílias do professor e corretor de imóveis Giardini Luiz Lenzi, que deu início a toda esta história ao comprar as primeiras áreas de terras da região até então considerada rural e promover o loteamento da mesma; e à família de Tercílio Scoz, o primeiro comprador de lote na região.
Esta compra para a família Scoz tem um significado ainda maior, conforme revelou o líder do governo, vereador Ademar Possamai (DEM), autor da solicitação para que a Câmara realizasse a sessão no bairro onde ele mesmo mora há 27 anos. O lote, adquirido a pequenas prestações e em um tempo em que este tipo de negociação ainda se fazia na base da confiança e da palavra, deu espaço à casa de Tercílio quando ele casou. E agora, ele e dona Rita estão prestes a completar bodas de ouro.
Também emocionada ficou a prefeita Cecília Konell, que foi pega de surpresa no dia em que se comemorava também o Dia do Prefeito, ao receber a informação de que seu nome havia sido consenso entre os moradores ouvidos como uma das pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do bairro. Ex-diretora da Escola Municipal Albano Kanzler, onde iniciou sua vida política, e moradora do bairro também há 27 anos, entre lágrimas a prefeita confessou que nunca havia recebido uma homenagem do gênero em sua vida. Para logo depois lembrar que havia recebido uma sim, exatamente há um ano, quando seu nome foi referendado nas urnas para administrar o município.
“Pra mim é uma grande e eterna homenagem. Não teria desenvolvido um trabalho se não tivesse o apoio desta gente. Não posso falar muito da Vila Lenzi, porque como prefeita tenho que dar atenção a todos os bairros, mas prometo olhar com carinho pelo bairro”, afirmou.
A homenagem ao bairro foi uma espécie de viagem no tempo. A assessoria do vereador Possamai e a TV Câmara mergulharam na história para descobrir as origens do bairro, que apesar da proximidade do centro há 50 anos não passava de uma área rural.
Este destino passou a ser mudado graças à ação de um homem – o ex-combatente da Revolução de 30, professor já aposentado e corretor de imóveis Giardini Luiz Lenzi. Quando decidiu mudar-se com a família da localidade de Nereu Ramos para a região, Lenzi comprou muitos terrenos e passou a vendê-los em forma de lotes. Foi neste momento que surgiu o senhor Tercílio Scoz, jovem em busca de um pedaço de chão para erguer sua casa e conceber uma família. Hoje, ele diz que é feliz por ter tido a oportunidade de viver esta experiência e ter acompanhado as mudanças no bairro e na cidade.
O primeiro comprador dos 480 lotes lembrou as facilidades que teve para adquirir seu terreno a preço muito baixo. Pelo que o senhor Giardini fazia em benefício dos clientes e o tornou uma pessoa muito admirada e eternizada no nome de uma escola fundada em 1985 e de uma rua, além do nome do bairro.
“Me sinto orgulhoso”, diz Maurício, filho de Giardini, lembrando que dizer que morava lá na região do “seu Lenzi” virou uma referência antes de ser um bairro. Um local que seu pai tornou agradável de viver.
De todos os filhos, Fidélia Maria Lucilda Lenzi Dias foi a única a seguir a carreira do pai. Menina precoce, recorda que aos cinco anos, de tanto acompanhá-lo à escola, já estava alfabetizada. Como professora, trabalhou na mesma escola que ele na Barra do Ribeirão Grande do Norte por 18 anos, educando filhos de agricultores.
Fidélia agradeceu em nome da família. Não sem antes fazer uma referência a outras diversas famílias que também se instalaram no bairro, e aproveitou a presença da prefeita para lembrar que o bairro está crescendo muito e precisa de atenção especial. Foi ela quem informou à prefeita que ela seria a terceira pessoa a ser homenageada na noite. “Para eles, a senhora foi muitas vezes a mão estendida, foi a palavra amiga no momento de dificuldade”, destacou.
O vereador Possamai considerou este um momento importante para a história do bairro. Disse que entre as agradáveis surpresas que teve foi a de descobrir que Giardini Lenzi aniversariava no mesmo dia em que ele. Também destacou que o bairro recebe atenção especial de quase todos os vereadores. Para ilustrar isso apresentou um levantamento apontando que neste ano foram encaminhadas à Prefeitura 23 indicações referentes à Vila Lenzi, propostas por nove vereadores. Ele mesmo apresentou nove.
Nas fotos, o vereador propositor do grande encontro, Ademar Possamai, com a prefeita Cecília e José Osorio de Avila; o presidente da Câmara, Jean Leutprecht, que confessou ter uma forte ligação do bairro onde passou grande parte de sua infância, e a vereadora Natália Petry cumprimetam Maria Fidélia. E os vereadores Justino da Luz e Amarildo Sarti com Tercilio Scoz e sua família.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP