Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

VEREADORES DISCUTEM NECESSIDADE DE DESASSOREAR OS RIOS DA REGIÃO

[b]Constatação de que enchentes é a natureza clamando pelo espaço que foi roubado é um consenso[/b]

COMPARTILHE

O vereador Jaime Negherbon (PMDB) levantou na sessão da última quinta-feira um assunto bastante polêmico e preocupante quando mostrou fotos tiradas por Wilson Hoffmann, morador do bairro Garibaldi, perto do Jaraguá 99, onde as chuvas incessantes das últimas semanas alagaram todas as ruas nas imediações, e até mesmo a casa da família de Wilson.
Por isso, ele pediu o desassoreamento do rio, que é cheio de curvas em S, para que não ocorram mais enxurradas como esta que aconteceu no Garibaldi e região, e que coloca em risco a vida das crianças e adolescentes que precisam atravessar uma ponte pênsil para se deslocar até a Escola Antônio Estanislau Ayroso.
Jaime se comprometeu em enviar as fotos para a prefeita Cecília Konell, para que ela veja a realidade e estude uma forma para desobstruir aquele rio que é cheio de curvas, o que ainda agrava o problema. Ele sugeriu um estudo técnico que fosse feito por engenheiros e ambientalistas para deixar o rio mais reto.
Justino da Luz (PT), que tem visitado cada ponto de alagamento que tem conhecimento na cidade e que foi ele mesmo vítima de um alagamento no seu bairro, o Estrada Nova, quando ficou impossibilitado de pegar o filho na creche porque a região estava alagada, lembrou que as fotos representam o que está acontecendo na cidade como um todo. O meio ambiente tentando recuperar o que foi tomado dele.
O líder do governo, vereador Ademar Possamai (DEM), disse que já conversou com o secretário da Agricultura e Reconstrução, Ingo Robl, sobre o caso do senhor Wilson, e disse que a única solução seria o desassoreamento dos rios em algumas regiões. Lembrou que medidas mais radicais, como mudanças de cursos de rios não são permitidas por lei federal. “Se fizer isso (tirar uma curva), na curva seguinte o problema pode ser pior ainda. O grande problema é a obtenção de recursos para o desassoreamento”, disse.
Segundo ele, vários municípios do Estado que sofrem problemas semelhantes estão tentando conseguir projetos para tentar recursos do PAC ou outro do gênero para fazer este trabalho, porque o município não tem condições de arcar com isso em seus orçamentos. Ele ainda lembrou que contra a natureza às vezes não resta muito senão se resignar diante de seu poder, porque o volume de água não se controla. Porém, se comprometeu na condição de líder do governo de estar junto nesta empreitada em busca de uma solução.
Jaime sugeriu então que os vereadores do PT ajudem a encaminhar projeto para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para que ele se sensibilize e libere recursos para a castigada região. Justino lembrou que a falta de bons representantes estadual e federal e realmente representem a região e queira trabalhar por ela é um dos fatores que dificultam a captação de recursos.