Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

RIO CERRO E REGIÃO NÃO AGUENTAM MAIS VIVER SEM COMUNICAÇÃO

[b]Presidente da Associação de Moradores do Bairro Jaraguá 84 entregou à mesa diretora abaixo-assinado pedindo a expansão da rede de telefonia móvel Presentes à sessão itinerante do Aliança, estudantes confirmaram a precariedade dos acessos à internet. Empresas também sofrem com falta de linhas e redes[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d9c-1ea4-d2cd.jpg[/img]

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Jaraguá 84, Adilson Braun, aproveitou a sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizada na terça-feira na Sociedade Esportiva e Recreativa Aliança, no bairro Rio Cerro 2, para entregar ao secretário da mesa diretora Justino Pereira da Luz (PT) e ao presidente da Câmara Jean Leutprecht (PC do B) um abaixo-assinado com cerca de 800 assinaturas de moradores dos bairros da região, que pedem a expansão dos serviços de telefonia celular.
“Neste momento, a gente se sente abandonado, não só com falta de sinais de celular, mas também sem telefonia fixa e internet, por isso estamos encaminhando o pedido de antenas de celulares para nossa região”, destacou Braun.
O vereador Justino informou que o documento será entregue na Prefeitura de Jaraguá do Sul, para que a prefeita tenha conhecimento da dificuldade da população dos bairros daquela região da cidade para terem acesso aos serviços de telefonia; e também para a representação regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pedindo providências.
Os vereadores já tinham conhecimento e há muito tempo acompanham esta necessidade da população. Tanto que acesso à telefonia e internet foi um dos principais pedidos feitos pelos moradores na reunião do PPA Participativo que a Câmara promoveu entre os meses de junho e julho para ouvir da população quais são suas reais necessidades estruturais.
O vereador Jaime Negherbon (PMDB) recordou que tem conhecimento do problema da falta de telefonia no bairro. Tanto que ele já havia convidado um representante da Prefeitura para ir à Câmara discorrer sobre este problema. Porém, diante do argumento do servidor de que ele não tem poder para determinar a expansão do serviço, foi informado que somente a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderia determinar que as operadoras de telefonia celular promovessem a expansão das redes.
O vereador então enviou uma correspondência convidando o coordenador regional da Anatel para comparecer a uma sessão. Porém, o gerente de unidade operacional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de Santa Catarina, Estevão Hobold, enviou ofício lido na sessão do dia 22 de outubro, em que o mesmo explicava que somente as operadoras de celulares, se tiverem interesse, podem instalar uma antena na região, pois a ampliação e implantação além da cobertura de área obrigatória é exclusiva das prestadoras de serviços.
O representante da Anatel sugeriu que os moradores da região tentem convencer as operadoras que o investimento vale a pena. Ele explicou ainda que pelas regras atuais um município é considerado atendido quando a área de cobertura do Serviço Móvel Pessoal atinja pelo menos 80% da área urbana da sede. Negherbon disse que pedirá à Câmara o envio de ofícios individuais para cada operadora.
Atenção para a telefonia também seria um dos pontos apresentados por um dos dirigentes da Chocoleite, Hamilton Utpadel, durante a última sessão. O empresário lembrou que como a região está se transformando em área industrial precisa de uma série de investimentos em infraestrutura para a qual não estava preparada. Utpadel pediu segurança, melhor aproveitamento do portal, que está ocioso; programa de moradia, áreas de lazer e acostamento na SC-416, esta uma reivindicação antiga, além de uma lombada eletrônica no ponto mais crítico da rodovia, quase em frente a Chocoleite, onde a pista é calçada com lajotas.
Negherbon recordou que já apresentou algumas sugestões para o acostamento, como o aproveitamento de todo o barro retirado do Rio Molha nas margens da rodovia. Também destacou que há uma indicação de sua autoria pedindo que seja construída uma creche na região, pois já há terreno. E lembrou da necessidade de dessassorear o rio. Ele fez indicação na gestão passada e nesta foi feita novamente pelo Ademar Winter (PSDB). Ele vai nesta quinta-feira vai à Assembleia Legislativa para conversar com o deputado estadual Carlos Chiodini e com o secretário de Estado da Infraestutura, Mauro Mariani, para ver como está o projeto para fazer o acostamento.
Na foto, Braun (centro) ladeado por Justino e Jean.