Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NÚCLEO DE JOVENS EMPREENDEDORES FORTALECIDO EM UMA DÉCADA

[b]Os dez anos do núcleo foi lembrado em sessão solene realizada na Câmara, uma proposta do presidente Jean Leutprecht A descoberta de novos talentos e a força do empreendedorismo e do associativismo conduz o grupo Primeiro presidente, Dieter Janssen, recebeu homenagem especial[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d9c-d2a7-7efa.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d9c-d23e-4606.jpg[/img]

Os vereadores reservaram um espaço na sessão ordinária da Câmara de Jaraguá do Sul desta quinta-feira, 12 de novembro, para prestar uma homenagem ao Núcleo de jovens Empreendedores da Acijs/Apevi. A homenagem foi proposta pelo presidente do Legislativo, o vereador Jean Carlo Leutprecht (PC do B), como uma forma de marcar os dez anos de existência do núcleo, que serão completados no dia 19 de novembro.
Os princípios, propostas e realizações do núcleo foram apresentados pelo atual vice-presidente e futuro presidente, Guilherme Vogel, que destacou o espírito jovem, a ética, o patriotismo, a pluralidade e a transparência como um dos princípios do empreendedorismo.
Vogel explicou ainda que o núcleo atua decisivamente no estímulo ao associativismo, como forma de estimular o companheirismo e espírito de mútua e constante expansão, além da trocar de ideias e no fomento de negócios entre os nucleados.
O desenvolvimento de eventos, cursos e palestras também são estimulados e, ele acredita, culminam no desenvolvimento natural de lideranças. Vogel explicou ainda que o núcleo não é um movimento jaraguaense, pois o mesmo integra o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de SC (Cejesc), que envolve 40 municípios e 600 participantes.
A força do núcleo, que teve como primeiro presidente o ex-vereador Dieter Janssen, um dos homenageados especiais da noite, já foi revelado, conforme recordam seus fundadores, no primeiro ano de criação, quando o mesmo aceitou o desafio de sediar o Encontro Catarinense de Jovem Empreendedor, um dos mais importantes promoções do Estado. Feito este que veio se repetir em 2006, quando novamente Jaraguá foi palco do encontro estadual (Ecaje).
Em outras promoções, o núcleo sempre procurou trazer profissionais de destaque para palestras e trocas de experiências. Foi assim em 2007, quando trouxe Arnaldo Jabor, depois a juíza Denise Frossard e em 2008 palestra com Gustavo Cebrassi.
Hoje com 25 empresas associadas e 40 participantes, que se reúnem em duas reuniões mensais e ações de eventos específicos, o núcleo tem a coordenação de Luciano Alvarez, que em 2010 deve passar o cargo para Vogel. Seus associados também ocupam importantes funções na esfera estadual.
E os planos não param por aí. Em parceria com o colégio Homago será desenvolvido o projeto Empreendedor mirim, para integrar os alunos do ensino médio. Outro projeto pioneiro, em parceria com a Alemanha, propõe um método educacional específico em artes e ofícios com entidades destinadas a treinar novos empreendedores. Esta fórmula foi conhecida durante uma missão empresarial e é considerada pioneira no Brasil. “Nossa intenção é ter uma escola de excelência como a Alemanha forma”, informa Vogel, para quem Jaraguá do Sul está na vanguarda na pesquisa de métodos educacionais.
Ele reforçou ainda que o núcleo não é uma sociedade fechada, mas está voltado para a sociedade em si, pois seus integrantes acreditam que é “pela educação e instrução que construiremos uma nação mais forte e igualitária, e é isso que vem desenvolvendo em paralelo aos seus interesses empresariais”.
Como realizações, foram destacados o recente Feirão do Imposto, com venda de combustíveis e cestas básicas sem impostos, com objetivo de mostrar para a sociedade o quanto se paga em carga tributária e o que tem sido feito com ela, se a contrapartida dos órgãos públicos tem sido à altura.
E todos foram convidados para prestigiarem o 3º Encontro dos Jovens Empreendedores, que será realizada no dia 19 próximo, com palestra do nadador Gustavo Borges. E nos dias 21 e 22 haverá assembleia ordinária.
“Muito se falou em custeio nesta sessão (Guilherme se referia ao debate entre os vereadores a cerca do repasse total de R$ 250 mil para a Sociedade Cultura Artística). Esta (promoções e eventos) é uma forma de custeio para poder fomentar suas ações. Recebemos patrocínios, mas fazemos eventos e temos nos empenhado nestas ações para fomentar as promoções”, destacou.
Ele também informou que o núcleo não é entidade fechada e está de portas abertas para todos que quiserem participar. Por exigência da Acijs, é necessário apenas que a empresa seja associada na mesma.

[b]UMA HISTÓRIA QUE INICIOU MARCADA POR DESAFIOS[/b]

O presidente da Câmara e propositor da solenidade, Jean Carlo Leutprecht (PC do B), destacou sua satisfação em poder promover um momento como este para antecipar a comemoração dos dez anos deste núcleo que desenvolve o aprimoramento em uma causa especial, como o empreendedorismo. “Não poderíamos deixar de destacar a iniciativa do Dieter Janssen em fundar o núcleo e parabenizamos a todos que fazem parte da história do núcleo jovem”.
O homenageado Dieter Janssen destacou sua satisfação em voltar à tribuna. Recordou que primeira reunião de formação do núcleo aconteceu neste prédio que hoje abriga a Câmara, quando aqui ainda funcionava a Acijs. Lembrou de que o primeiro encontro estadual foi um momento forte de desafio que um grupo de no máximo 15 pessoas desenvolveu e realizou com sucesso. “Havia poucos movimentos e poucos treinamentos oferecidos. Hoje, há série de cursos de qualificação. Mas fico feliz em ver o núcleo trabalhando, vivo, e me sinto feliz em estar falando como isso nasceu”.
Luciano Alvarez, na qualidade do presidente do núcleo, agradeceu à Câmara, lembrou da força e vitalidade do grupo, que é muito unido, agradeceu às entidades Acijs/Apevi e em especial ao grupo, que é muito presente e participativo. Por fim, reforçou o convite para todos participarem do encontro de jovens empreendedores, bem como prestigiar outras promoções do grupo.
O secretário de Indústria e Comércio, Célio Bayer, parabenizou os nucleados pelos relevantes serviços prestados à economia do município. “São vocês que motivam os empreendedores mais antigos. A missão de vocês é muito importante daqui para a frente”. Lembrou que ideias de jovens da cidade foram premiadas no Sinapse e seis empresas contempladas no Prime, para que jovens empreendedores possam investir na sua primeira empresa.
Fez um particular agradecimento aos vereadores pela aprovação do projeto do Empreendedor Individual, na terça-feira. E finalizou parabenizando o Legislativo pela iniciativa de premiar iniciativas como estas. “Um pequeno incentivo motiva a todos nós”.
Nas fotos, a vereadora Natália e o vereador Lorival Demathê com o homenageado Dieter Janssen (C); e o propositor da homenagem, Jean Leutprecht e o vereador Francisco Alves com o presidente do núcleo, Luciano Alvarez.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP