Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PROERD MOSTRA QUE A EDUCAÇÃO PREVENTIVA SURTIU RESULTADO

[b]A formação de mais de 45 mil pessoas ao longo do Programa Educacional de Resistência às Drogas é uma das conquistas Policiais militares e professores recordam na sessão em homenagem a uma década de implantação do projeto a quebra de paradigmas que ele proporcionou[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d9c-5648-9a99.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d9c-5631-8297.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d9c-5605-adef.jpg[/img]

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul viveu um momento de especial emoção na sessão ordinária da última terça-feira, quando os dez anos de instalação em Jaraguá do Sul do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) mereceu uma comemoração especial proposta pelo presidente da Casa, Jean Carlo Leutprecht (PC do B), que o considera um modelo para todo o Estado.
O que é o Proerd e o envolvimento da PM e da comunidade pode ser traduzido em um vídeo produzido pela TV Câmara, com a coordenação do soldado Jean Rudolf, em que professores, policiais envolvidos e alunos e familiares falam sobre a experiência, os desafios vencidos e os que ainda estão por vir.
“Percebi o quanto a presença do policial em sala de aula mudou a atitude dos alunos, o Proerd trouxe a oportunidade de ter um policial próximo, tirar a visão de que ele é carrasco e ruim, e que se tem que ter medo. As crianças aprenderam a confiar no policial”, descreveu o professor e hoje assessor parlamentar Joel Corrêa, professor de uma das primeiras turmas de Proerd implantadas em Jaraguá do Sul, no então Colégio Divina Providência.
Os próprios policiais envolvidos lembraram das críticas recebidas de que lugar de polícia é na rua, mas hoje festejam a formação de mais de 45 mil crianças, adolescentes e pais, educação pela opção da prevenção primária. A professora Marilise, outra pioneira, recorda que a primeira vez que ouviu a música do Proerd, há dez anos, se sentiu sensibilizada, pois ela traduz o que é o programa, que para ela hoje se traduz em um programa de solução, que ensina e sensibiliza os alunos.
A policial Gabriela Lins destaca o foco direcionado à faixa infantil. E lembra que a superproteção as vezes traz como aspecto negativo o fato de os pais fecharem os olhos para o que os filhos estão vivendo ou experimentando. Ela disse que o Proerd não perde o foco por meio de um processo cíclico de atualização, metodologias as mais novas possíveis, e currículo repassado após muita pesquisa de desenvolvimento. “Não é trabalho no achismo, é com profundidade, para atender todas as escolas e crianças e pais”.
Formada pelo Proerd, a adolescente Shayla Moretti, orgulhosa ao lado dos pais tanto no vídeo quanto na sessão, disse que sua mente se abriu com o projeto, onde foi alertada para os perigos que ainda não conhecia e foi orientada para ter o livre arbítrio de saber dizer sim e não, ter o direito de escolha e lidar com situações. “Este conhecimento é que levarei para o resto da vida”.
A capitão Arlene lembra da abnegação dos policiais envolvidos, cada um tendo sua característica específica, citada nominalmente cada um deles, para concluir com a certeza que este é um programa de apoio à cidadania e os bons hábitos que as pessoas se esquecem.
Jean destacou a imensa satisfação em poder reconhecer os benefícios deste projeto lançado em abril de 1999, sob o comando do então capitão Amarildo Alves, hoje tenente-coronel no Batalhão de São Bento do Sul; e dos instrutores, o sargento Gilmar Colásio, atuando até hoje no projeto, e o cabo João Soares da Rocha Filho, hoje em Ituporanga, mas que fez questão de prestigiar a sessão.
“O que parecia ser um grande desafio hoje completa dez anos de sucesso”, destacou o presidente, lembrando que seus dois filhos, hoje adolescentes, também participaram do programa nos anos de 2004 e 2006 e que até hoje em várias conversas em família relembram e citam fatos da época e as lições. Neste ano, ele participou de uma formatura com os pais e achou interessante este complemento.
Outro aspecto abordado foi o comprometimento da instituição e a quebra de paradigmas ao abordar a prevenção e apresentar o policial como um amigo da comunidade. Apesar do receio inicial, as atividades educacionais preventivas desenvolvidas ao longo do ano hoje são consideradas uma forma de valorizara vida em busca de uma sociedade mais saudável, e nesta empreitada hoje a PM tem como parceiros empresas como a Marisol, Malwee, Weg, Wizard, a Prefeitura, famílias, professores, e em especial pais e alunos.
“Em nome de todos os vereadores que valorizam e muito o trabalho de toda esta equipe, desejo que possamos sempre contar com espíritos comprometidos, pois se este assunto não for tratado com seriedade, dificilmente conseguiremos conter o crescimento da violência no País”, conclui Jean.
O comandante do 14º Batalhão da PM, tenente-coronel Rogério Luiz Kumlehn, citou nominalmente todos os vereadores antes de iniciar sua fala porque, segundo seu entendimento, a ação de todos ao aprovar a proposição da homenagem deu a oportunidade de estar na Casa nesta noite. Fundamentalmente, destacou a ação dos PMs que atuam no programa. Um desafio à constituição deste projeto, que num primeiro momento era mal visto não só por pessoas de fora, mas até mesmo dentro da corporação, porque a PM estava saindo da rua para entrar nas escolas.
Reforçou a quebra de paradigmas que demonstra que a PM tem a referência de ser uma polícia preventiva, que busca e quer a parceria com a comunidade para resolver os problemas da sociedade. “Se tirarmos uma só criança do vício e da droga já teremos uma conquista”, destacou, concluindo que “a droga leva ao crime e à contravenção, por isso a responsabilidade de continuar neste processo para fazer a sociedade viver melhor.
O representante da prefeita Cecília Konell, secretário da Agricultura e Reconstrução, Ingo Robl, entende que a desestruturação familiar é outra causadora deste mal do século. Informou que a Prefeitura tem ajudado constantemente, por meio da Secretaria do Bem-estar Social, casas de apoio, grupo de alcoólicos anônimos e outras ONGs e associações que trabalham no combate a este consumo. Mas lembrou que na prevenção o destaque mesmo é o trabalho do Proerd. “O Papa João Paulo 2º disse que a droga é um mal e ao mal não se dá trégua. Quando trabalhamos com vida, precisamos ter esperança para que o jovem não caia no caminho das drogas”.
Jean aproveitou para no final da cerimônia convidou a toda a comunidade para a próxima formatura do Proerd, envolvendo 2.400 crianças de 4ª série. A formatura acontecerá no dia 26, às 19 horas, na Arena Jaraguá. Por fim, PMs e crianças terminaram a confraternização em um momento de descontração cantando o Hino do Proerd.
Nas fotos, o presidente Jean com o comandante Kumlehn, o vereador Francisco com o pioneiro Colásio e vereador José Osorio de Ávila com Rocha. As demais fotos da solenidade podem ser conferidas no Fatos e Fotos.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP