Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CÂMARA INTEGRA PROJETO DE RECOLHIMENTO DE ÓLEO USADO

[b]Projeto pretende envolver as cerca de 50 famílias diretamente ligadas do Legiislativo jaraguaense Câmara também se tornou um ponto de coleta, tanto para o público interno quanto para o externo. Exigência é que material seja depositado em garrafas pet[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c903cfa1-d36e-f4aa.jpg[/img]
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul integra desde o dia 20 de novembro o Programa Estadual de Coleta, Reciclagem e Beneficiamento de Óleo de Cozinha, popularmente chamado “De Óleo no Futuro”, para recolhimento deste material por empresa especializada. O anúncio oficial da parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), foi feito pelo presidente Jean Carlo Leutprecht (PC do B) na sessão da última terça-feira, 24 de novembro.

Jean lembrou que a parceria, que inclui a instalação na Câmara de um recipiente para que possam ser depositadas garrafas plásticas com óleo usado, vai envolver diretamente as mais de 50 famílias dos vereadores e funcionários da Casa. Todos receberam o mesmo manual de orientação distribuído aos professores das escolas integrantes do projeto, sobre o procedimento e o destino do material. E estão sendo convidados a recolher o óleo usado em garrafas pet e trazê-los para depositar no recipiente. A coleta também está disponível para a população, que poderá entregar as garrafas na recepção da Câmara.

A preocupação ambiental com o destino do lixo reciclável e especificamente com óleo vegetal usado já vinha sendo estudada e discutida na Câmara. Tanto que neste ano a Casa já deu passos importantes no incentivo à coleta seletiva de lixo, com a colocação em cada sala de duas lixeiras – uma somente para papel e outra para plásticos, mais um recipiente na cozinha para o lixo orgânico e grandes lixeiras coloridas no pátio para o depósito destes e demais materiais, mais metais e vidros. É junto a este espaço que se encontra o recipiente para a coleta de óleo.

O empurrãozinho que faltava para a adoção da coleta do óleo veio por meio da sugestão de uma cidadã que utilizou o serviço de Ouvidoria da Casa, pelo telefone 0800-6486465. Iria Milke, moradora do bairro Czerniewicz, enviou no dia 4 de novembro uma sugestão pedindo para que os meios de comunicação e escolas divulgassem mais intensamente a importância do recolhimento correto do óleo e a importância desta ação para o meio ambiente.

O apelo de dona Iria resultou no envio de uma sugestão de pauta, por parte da diretoria de Comunicação, para os meios de comunicação da região, que em grande parte acataram a sugestão e produziram reportagens sobre o tema. Até mesmo um programete de rádio da Câmara foi gravado, onde o presidente Jean reforçava a preocupação do Legislativo.

Contatada para saber da repercussão positiva de sua participação, a cidadã informou que ela e os integrantes do grupo de orações a qual pertence já fazem a coleta, mas se preocupava ao observar que o tema ainda é pouco levado a sério e por isso pediu mais informações.

Na pesquisa que se seguiu à sugestão, o ouvidor Gilberto Feiten conheceu mais profundamente o programa “De Óleo no Futuro” e sugeriu a parceria que foi selada. O programa prevê que, como contrapartida, a empresa que coleta o óleo, dependendo do volume coletado, destine à entidade alguns produtos de limpeza ou materiais didáticos incentivando novas campanhas.

[b]INFORMAÇÕES ÚTEIS:[/b]

· Um litro de óleo despejado nos rios polui até um milhão de litros de água.

· O óleo contamina o solo e o lençol freático, impermeabilizando-o causando as enchentes nos períodos chuvosos.

· Quando o óleo chega ao oceano, em contato com a água, libera o gás metano, grande causador do efeito estufa e um dos responsáveis pelo aquecimento global.

· Quando despejado no ralo pode provocar o entupimento rede de esgoto, aumentando em até 45% o custo do tratamento do esgoto das tubulações das já escassas redes de esgoto.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP