Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BOAS-VINDAS E VELHOS PROBLEMAS NO NOVO ANO

[b]Na primeira sessão do ano, presidida pela vereadora Natália, Francisco Alves assumiu interinamente a vice-presidência e Amarildo Sarti a secretaria Suplente de vereador Hideraldo Colle recebe as boas-vindas de todos os colegas, respaldado por 1.950 votos Vereadores aproveitaram o momento para lembrar dos velhos problemas que afligem o município e que estão longe de ter uma solução[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a1-c4cc-59c1.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a1-c4af-759c.jpg[/img]
A primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul foi marcada pela troca de gentilezas e o desejo de boas-vindas e bom trabalho a todos os vereadores, em especial ao suplente de vereador Hideraldo Colle (PMDB), o popular Hideraldo da Belmec, que por um mês ocupará uma vaga na Casa.
Como não havia projetos em votação, pois a pauta foi esgotada no ano passado, os vereadores aproveitaram a palavra livre para discorrerem sobre os mais variados assuntos, alguns já amplamente discutidos, mas ainda carentes de atenção. E esgotaram as quase duas horas do horário regimental da sessão nestas considerações.
Além de ser a primeira sessão do ano, a sessão também foi a primeira a ser conduzida pela presidente Natália Lúcia Petry (PSB). Também houve alteração na mesa diretora, pois com a licença de um mês do vereador Lorival Demathê (PMDB), o secretário Francisco Alves (PT) assume interinamente a vice-presidência e o segundo secretário Amarildo Sarti (PV), a secretaria.
Emocionado com a oportunidade de exercer a função de legislador por um mês, Hideraldo Colle aproveitou a palavra livre para agradecer a oportunidade dada por Lorival Demathê e a receptividade que obteve de todos os funcionários e vereadores. Destacou sua alegria, que vem respaldada por 1.950 votos, e atribuiu este momento a estas pessoas que o credenciaram ao cargo.
“Se minha votação para alguns foi surpresa, para mim não foi surpresa alguma, pois sempre estive rodeado de amigos que trabalharam ao meu lado, pois amizade se conquista, não se compra”, disse, agradecendo ainda ao incentivo do presidente do PMDB, deputado estadual Carlos Chiodini, que o colocou no mundo da política; à mulher Cristina, aos filhos Diogo e Eder e demais familiares que o assistiam na plateia. “O tempo é curto, mas servirá para eu adquirir experiência”, disse. O vereador Jaime Negherbon (PMDB) já se antecipou dizendo que também deve se licenciar, para que Hideraldo possa ter oportunidade em outro momento.
O ex-presidente Jean Carlo Leutprecht (PC do B) também aproveitou para agradecer aos colegas que dividiram com ele a responsabilidade de conduzir a mesa diretora no primeiro ano desta legislatura – o então vice-presidente Isair Moser (PR), o secretário Justino da Luz (PT) e o suplente Lorival Demathê.
Informou que agora estará ocupando uma função mais legislativa e direta. “Sem dúvida, estaremos representando todos os bairros”. Também colocou-se como um vereador de oposição que vai trabalhar na busca de melhorias para o município.

[b]REQUERIMENTO APROVADO[/b]

Apenas um requerimento, de autoria do vereador Jaime Negherbon (PMDB), solicitando que a Casa convide o ex-diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul, Luiz Fernando Marcolla, para que se faça presente na Câmara, foi à votação. O mesmo foi aprovado por dez votos.
Jaime sustentou que esta é uma oportunidade de Marcolla apresentar um levantamento completo do que foi investido na gestão passada do município na rede de água e esgoto. “Não gostei de ler nos jornais que o que ele fez foi politicagem, então quero que ele venha aqui e possamos questioná-lo e saber o que ele realmente fez”.

[b]PANORAMA DA RECONSTRUÇÃO[/b]

Depois de brincar com o vereador Hideraldo, dizendo que ele é merecedor de todos os votos que recebeu, mas que espera que numa próxima vez não precise mais dividir os votos com ele, vereador Ademar Possamai (DEM) discorreu sobre reunião ocorrida na segunda-feira na Prefeitura com a equipe do Departamento de Estado da Infraestrutura (Deinfra).
A prefeita Cecília Konell convocou a reunião para pedir explicações sobre as obras de reconstrução. O vereador disse que o encontro serviu para definir o cronograma, e ficou evidente que em muitos casos as delicadas obras dependem de período de estiagem. “São obras de difícil maturação, pois a cidade tem sido bastante castigada com as chuvas, mas ficou definido que 17 de março é o prazo final de conclusão das obras. Em algumas falta somente colocação de vegetação para formar a base de sustentação dos morros”, informou.
Segundo o vereador, ainda existem grandes problemas, como na Estrada São Pedro, em que parte do trabalho feito caiu porque tem infiltração por baixo da vala. Na rua Irmão Leandro, na Vila Lenzi, onde aparentemente está seco, não tem como colocar máquina porque lá em cima está molhado. “Espera-se que não haja necessidade de fazer algum tipo de prorrogação, a menos que aconteça um período grande de chuva”, esclareceu.
Os técnicos do Deinfra também esclareceram que o trabalho não envolve a questão do asfaltamento, e a Prefeitura se encarregará de recuperá-lo nas ruas em que foi danificado, informou Possamai ao responder ao questionamento do vereador Jaime com relação a parte do asfalto que se desfez perto da gruta 7 no Rio Molha, uma das regiões mais afetadas pelos deslizamentos.

[b]TRABALHO CONJUNTO E SOLUÇÃO PARA O MATO[/b]

O vereador Jaime destacou a importância da parceria dos vereadores na busca de soluções para problemas comunitários. Disse que vai se engajar a Hideraldo, que já antecipou preocupação com a rua Manoel Francisco da Costa, que corta os bairros Vieira e João Pessoa, e o convidou para juntos apoiarem o projeto recentemente entregue pelo vereador José Osorio de Avila (DEM) ao secretário de Desenvolvimento Regional Lio Tironi, pedindo uma escola de ensino médio para a região do bairro João Pessoa.
Jaime também pediu mais agilidade na roçada de ruas, em especial no interior, onde o mato chega a fechar estradas. “Os pontos de ônibus também estão cobertos de mato, bem como os córregos, que ficam represados e invadem as ruas e casas. E a comunidade nos cobra solução”.
Perguntou ao vereador Possamai onde está a máquina que fazia as roçadas, e foi informado que a mesma teria sido apreendida. José Osorio lamentou a aprovação de projeto na legislatura anterior proibindo que o município realiza a capina química, com o objetivo de proteger o ambiente. “Fui contra, e agora precisa achar outra solução”, reclamou.

[b]CONTRATAÇÕES E DEMISSÕES NO SERVIÇO PÚBLICO[/b]

Jean apontou três assuntos em que pretende se debruçar nos próximos dias. Lembrou a questão controversa do concurso público da Prefeitura, que entende que precisa ser melhor discutida. Pois mesmo com concursados esperando para serem chamados, o Codejas realizou outro. “Precisamos analisar com cuidado, pois a Câmara está discutindo os cargos comissionados na Prefeitura e o Plano de Demissão Voluntária”, se referindo ao concurso promovido pelo Codejas.
O vereador Francisco Alves (PT) apoiou Jean, destacando que a comunidade precisa de uma resposta, em especial quem prestou o concurso, que está vencendo agora o período de chamada. “Se não nos posicionarmos ficará assim, mas o Executivo e o Legislativo não podem perder a credibilidade”, enfatizou. Jean confirmou que está fazendo um levantamento desta situação e na quinta-feira deve ter reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos (Sinsep) do município e também deve apresentar os números na próxima sessão.
Também disse que tem preocupação com a decretação do estado de emergência do município. “Que fique bem claro que não sou contra, mas vejo com preocupação”, disse Jean, que reconhece que não esteve in loco verificando as áreas afetadas, mas entende que é necessário parcimônia.
Possamai sugeriu que se convide o diretor da Defesa Civil, Jair Alquini, para que o mesmo possa mostrar os estragos feitos pelas últimas chuvas e explicar o que realmente aconteceu.
Ele também se posicionou contra a possibilidade cogitada de que o ginásio Arthur Müller seja desativado para em seu lugar se fazer um novo terminal urbano. “Só estaríamos transferindo por algumas quadras o mesmo problema, sem contar que tiraríamos dali um local de referência esportiva no município”.

[b]PREOCUPAÇÃO COM EDUCAÇÃO E TRÂNSITO[/b]
O vereador Justino Pereira da Luz (PT), que tem dado atenção ao setor da educação, disse que ouviu muitas reclamações no ano passado em torno da educação e pediu para que se convide o secretário da Educação do município, Silvio Celeste, para que o mesmo possa falar principalmente das vagas dos centros de educação infantis.
Ele também questionou quando será concluído o trabalho da galeria que se rompeu em frente ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), local onde desde o final do ano passado o trânsito se tornou bastante perigoso, lembrando que com a proximidade da volta às aulas a situação se complicará ainda mais.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP