Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BOMBEIRO NEILOR RELATA SITUAÇÃO NO HAITI

[b]Socorrista de Jaraguá do Sul que participou de ação no país devastado por terremoto relata sua experiência[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d7779f-5303-e40d.jpg[/img]
O socorrista do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vicenzi, esteve na sessão da Câmara de Vereadores da última quinta-feira (4) para contar um pouco de sua experiência no Haiti, onde permaneceu algumas semanas ajudando no resgate e socorro de vítimas do terremoto que atingiu a capital daquele País no dia 12 de janeiro deste ano.
Os cálculos oficiais apontam que em 30 segundos de terremoto, pelo menos 3 milhões de pessoas foram atingidas e que o número de mortos pode chegar a 300 mil pessoas. O cenário de desolação emociona os profissionais brasileiros que foram ajudar no socorro. Ainda hoje, segundo Neilor, há pessoas dormindo nas ruas e o governo, que também teve sua sede atingida, está perdido e não sabe por onde recomeçar a construção.
Neilor foi convidado pela bancada do Partido dos Trabalhadores. No final de sua apresentação, ele recebeu os cumprimentos do vereador Francisco Alves (PT), e respondendo a um questionamento do mesmo disse que observou que apesar da destruição e da perda de entes queridos, os haitianos estão determinados a continuarem em seu país e reconstrui-lo.
Ele revelou que há intenção de que brigadistas haitianos venham para o País receberem treinamento completo de bombeiros, pois observou que além das condições precárias, em que eles eram forçados a cavarem com as mãos, também falta maior conhecimento técnico para execução do socorro. No final, o bombeiro recebeu das mãos do vereador Justino da Luz (PT), um brasão da Câmara e uma mensagem de agradecimento por sua ação.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP