Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SESSÃO SOLENE PARA OS 76 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO

[b]Iniciativa da presidente da Casa, vereadora Natália Lúcia Petry (PSB), propõe a realização de um verdadeiro resgate histórico do município que um dia foi distrito[/b]

COMPARTILHE

Um mergulho no passado para projetar o futuro. Na tentativa de resgatar uma importante data do município de Jaraguá do Sul, – a sua emancipação política e administrativa – a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realiza na próxima sexta-feira, dia 26 de março, às 10 horas, uma solenidade especial em homenagem a este momento.
A realização da sessão solene é uma iniciativa da presidente da Casa, a vereadora Natália Lúcia Petry (PSB). O requerimento de nº 15/2010, de autoria da vereadora, solicitando a cerimônia, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da última terça-feira (16 de março).
Para esta solenidade, a vereadora pediu que sejam convidados ex-prefeitos e ex-vereadores, além de estar sendo feito um minucioso trabalho de pesquisa e resgate histórico para enaltecer este importante momento do município. Alguns ex-prefeitos já deram depoimentos falando de sua experiência e das dificuldades que encontraram em sua administração.
Natália apresentou em defesa do requerimento um breve relato histórico, em que enfatizou aos vereadores a importância da data para o município que já foi distrito de Joinville. No ano passado, ela já havia lamentado que a passagem da data dos 75 anos não tenha sido lembrada como devia e havia prometido destacar esta data significativa para o município, que agora terá o destaque que merece.
Junto aos arquivos da Câmara foram encontradas verdadeiras preciosidades, como as atas de instalação do município, em 8 de abril de 1934, e a ata de instalação de Câmara de Jaraguá do Sul, esta datada de 21 de abril de 1936.
“A emancipação tornou-se realidade em 1934 pela força perseverante de todos os atores sociais envolvidos, e assim surgiu em território catarinense um dos municípios de melhor qualidade de vida do Estado e do País, um orgulho para todos nós”, destacou a vereadora.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP