Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

HOMENAGEM A QUEM LUTOU PELA EMANCIPAÇÃO DA CIDADE

[b]Na distante década de 30, um grupo de jaraguaenses entendeu que o futuro seria melhor se o distrito virasse município Seus descendentes receberão homenagens da Câmara neste 26 de março, data que marca os 76 anos da emancipação Na foto, a reunião desta segunda-feira, quando lideranças políticas e comunitárias buscavam solução para a fuga e a superlotação do presídio[/b]

COMPARTILHE

O mais antigo prefeito vivo de Jaraguá do Sul, Rolando Harold Dornbusch, de 80 anos, que administrou a cidade de 31 de janeiro de 1961 a 31 de janeiro de 1966, será um dos homenageados especiais da sessão solene que a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul vai realizar na manhã desta sexta-feira, dia 26 de março de 2010, às 10 horas, para comemorar os 76 anos de emancipação política e administrativa do município.
O ex-prefeito e ex-deputado estadual mora hoje em Balneário Camboriú, mas já confirmou presença na cerimônia. A ideia de prestar uma homenagem a pessoas que foram fundamentais no desenvolvimento da história do município foi uma iniciativa da presidente da Câmara, vereadora Natália Lúcia Petry (PSB), que entendeu que uma data significativa como a emancipação do município não merecia passar em branco.
Para a sessão solene, a Câmara fez uma pesquisa com apoio do Arquivo Histórico do município, além de encontrar em seus próprios arquivos documentos que são uma verdadeira preciosidade, como a ata de instalação do município, com data de 8 de abril de 1934, em cerimônia realizada no edifício da Intendência Municipal da então Vila Jaraguá, na presença do secretário do Interior e Justiça, Plácido Olímpio de Oliveira. Outro importante documento é a ata de instalação da primeira Câmara do Município de Jaraguá registrada em 21 de abril de 1936.
A intenção da presidente da Câmara é que a data da emancipação do município passe a ser tão valorizada quanto o 25 de julho, que é anualmente festejado por ser da fundação. Nesta primeira solenidade, a Câmara optou por homenagear os descendentes das famílias que mais lutaram pela emancipação, já que há dezenas de famílias que tiveram importância no crescimento do município e que sempre são e serão lembradas em outras oportunidades.
Afinal, não fosse o esforço destas primeiras famílias e a visão de futuro dos líderes do passado, a cidade ainda seria um distrito de Joinville. Por isso, nesta data optou-se por homenagear-se um dos principais líderes dispostos a lutar pela emancipação – Jorge Czerniewicz. Sua descendente Jütta Czerniewicz Schadeck confirmou presença, bem como confirmaram presenças descendentes de famílias das seguintes figuras históricas de Jaraguá do Sul que formaram o grupo de líderes que foi a Florianópolis levar um abaixo-assinado pedindo a emancipação: Arthur Müller, Walter Breithaupt, Waldemar Grubba, José Emmendoerffer e Ricieri Marcatto.