Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MORADORES DE SERVIDÃO NÃO SÃO MAIS ATENDIDOS PELO CARTEIRO

[b]Dificuldades enfrentadas por moradores, que protocolaram reclamação nos órgãos competentes, foram questionadas pelo vereador Francisco Alves (PT), na sessão de quarta-feira[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d77787-ea0e-9934.jpg[/img]
O vereador Francisco Alves (PT) comentou, na sessão de quarta-feira (31), uma reclamação feita pelos moradores de uma servidão localizada nas proximidades da rua João Planincheck, no bairro Nova Brasília. Segundo informações dos moradores que se encontravam na sessão, o carteiro não entrega as correspondências neste local há mais de 40 dias. Os moradores da via encaminharam ao vereador um abaixo-assinado contendo 17 assinaturas, onde descrevem os problemas enfrentados desde que deixaram de receber suas correspondências.
A decisão pegou de surpresa os moradores que residem na servidão há décadas. Eles alegam que um funcionário do Centro de Triagem dos Correios, localizado na Vila Lalau, respondeu que o carteiro responsável pela região relata que os endereços contidos nas cartas são inexistentes. “Interessante, há mais de 40 anos as correspondências vinham sendo entregues sem problemas em nossos endereços, que é relativamente central. Os carteiros anteriores cumpriam devidamente com a sua função. Imagina o que deve acontecer com moradores de servidões localizadas em bairros mais distantes”, reclamam.
O relato escrito dos moradores cita os contatos feitos com a representação do órgão em Jaraguá do Sul e com a Central de Atendimento dos Correios (por e-mail e telefone). Ainda contém as contradições e explicações que, segundo o documento, são inaceitáveis. “Um dos e-mails da Central dos Correios informa que nossas correspondências não são entregues nas residências, pois as mesmas se encontram a 20 metros da rua João Planincheck”, diz a declaração, que foi encaminhada à Prefeitura, ao Ministério Público Estadual e Federal, aos Correios e à Corregedoria Geral da União e do Estado.
Francisco questionou o porquê do problema. Ele citou que os residentes da localidade não recebem faturas e isso traz um grande transtorno para eles. “Os moradores questionam qual é fato que justifica o cancelamento das entregas. Eles passam por inadimplentes porque não recebem as correspondências”, criticou.
Ele lembrou da visita que o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares do Estado de Santa Catarina, Olívio Benke Filho, fez no ano passado para dar explicações sobre a situação da categoria em Jaraguá do Sul. Segundo Francisco, Benke Filho foi questionado sobre questões como a greve e a falta do número de carteiros necessários para atender a cidade. “Isso não justifica ‘podar’ um trabalho. Imaginem se uma pessoa depende da entrega de um exame ou de um remédio. Cadê o senso de responsabilidade destas pessoas”, exclamou o vereador.
Francisco explicou que, apesar de o Correios ser um órgão federal, esta é uma questão local que tem de ser resolvida. Ele ainda mencionou que há necessidade de uma reunião entre o responsável pela agência dos Correios local e moradores da servidão para que se chegue a uma solução rápida. Justino da Luz (PT) propôs que se não houver solução local uma comitiva de vereadores vá a Florianópolis conversar com a superintendência dos Correios, pois a falta de profissionais na cidade é antiga.
O vereador Jaime Negherbon (PMDB) propôs que fosse enviado um ofício à senadora Ideli Salvatti (PT) para que ela solicite, em Brasília, um concurso público para aumentar o número de funcionários na cidade. “Nós temos que cobrar da base do governo federal essa questão”, enfatizou Jaime.