Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

COMUNIDADE RIO DA LUZ VITÓRIA RECEBE BEM OS VEREADORES

[b]A primeira sessão itinerante do ano foi um exercício de cidadania para vereadores e moradores da localidade que quer se transformar em bairro Obras de infraestrutura para a região estiveram entre as principais necessidades apontadas. Sugestões e pedidos serão encaminhados para Prefeitura[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/bb07129b-9e76-80be.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/bb07129b-9e58-3263.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/bb07129b-9e2b-9cf5.jpg[/img]

A sessão itinerante da localidade Rio da Luz Vitória, situada no bairro Rio da Luz, promovida pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na última terça-feira (20), cumpriu com o papel de levar para a população o trabalho feito pelo Legislativo. Os temas mais destacados pelos vereadores giraram, em sua maioria, em torno das melhorias reivindicadas pela comunidade. Mas os participantes tiveram também a oportunidade de conhecerem como funciona uma sessão ordinária, com discussões, aprovações de indicações e projetos, entre outros.
A presidente da Casa, vereadora Natália Lúcia Petry (PSB), destacou que todos os pedidos feitos pela comunidade serão transformadas em indicações (sugestões de obras e melhorias) e que as mesmas serão levadas ao conhecimento da Prefeitura. “Essas reivindicações serão acompanhadas de perto pela Câmara de Vereadores”, reiterou Natália.
A sessão foi acompanhada por mais de 50 moradores, que recepcionaram bem todos os vereadores. E a impressão deixada após a reunião é de que esta foi uma das melhores itinerantes realizadas pelo Legislativo. A única ausência foi do vice-presidente da Câmara, Lorival Demathê (PMDB), que participa de um curso em Foz do Iguaçu (PR).
O principal recado deixado pelo propositor, vereador Jaime Negherbon (PMDB), é de que a comunidade tem de ser reconhecida pela Prefeitura. “O Rio da Luz Vitória não está nem no mapa do município”, comentou. “A localidade tem escola, agricultura abundante e pode ser um bairro”, completou. Jaime lembrou que procura sempre dar atenção à comunidade, tanto que havia participado de uma reunião no final do ano passado com os moradores. Segundo ele, o encontro contou com a presença do vereador Jean Carlo Leutprecht (PCdoB).
O peemedebista disse que os moradores reivindicam a criação de uma associação de moradores para aquela localidade e que essa é uma necessidade que tem de ser atendida. “Um presidente de associação de bairro tem muita força perante a Prefeitura. O líder comunitário, através de um ofício, pode ajudar a solucionar um problema da comunidade”, explicou Jaime, que prometeu estimular a iniciativa.

[b]ESTRADA RIO DA LUZ VITÓRIA[/b]

Jaime citou que há muitas reivindicações a serem atendidas na região. A principal via do local, a estrada Rio da Luz Vitória, sofre com o pó causado pela estrada não pavimentada e a falta de iluminação, problema comungado por outras ruas da localidade. Segundo ele, as obras de asfaltamento da estrada vão começar entre o final deste mês e o início do próximo.
O vereador Ademar Braz Winter (PSDB) disse que a população terá isenção do pagamento da melhoria feita no local. Segundo ele, as verbas para a obra foram captadas através de um convênio feito entre a Prefeitura e o Estado. Ele explicou que enviou uma indicação à Prefeitura e pediu pessoalmente para a prefeita Cecília Konell (DEM) que fizesse um esforço para que a obra saísse do papel.
Winter provocou Jaime perguntando se as verbas prometidas pelo deputado e ex-secretário estadual de Infraestrutura Mauro Mariani (PMDB) estão disponíveis para a pavimentação de um trecho que vai até o acesso da empresa Oesa. Jaime respondeu que as verbas estão disponíveis, mas que estavam esperando uma contrapartida da Prefeitura. “São R$ 400 mil disponibilizados pelo Estado. Agora, vamos esperar que Executivo faça alguma coisa”, deduziu o peemedebista.
O líder de governo, vereador Ademar Possamai (DEM), explicou que os recursos para a pavimentação do acesso à Oesa estão disponíveis e que a contrapartida da Prefeitura será encaminhada ao Estado. Ele falou que há uma ordem de prioridades nas obras e que nem todas as indicações podem ser atendidas no ato.

[b]HOMENAGEM A IRINEU HOFFMAN[/b]

A Câmara homenageou com uma placa e um momento especial o agricultor Irineu Hoffman pelo trabalho comunitário feito por ele na comunidade do Rio da Luz Vitória. Irineu tem 68 anos e foi representado pelo seu filho, Ilton Hoffman, pois está hospitalizado. “Para nós, da família Hoffman, é uma honra muito grande receber esta homenagem. Ele sempre foi uma pessoa que ajudou a nossa comunidade”.
Irineu é treinador do time de futebol amador da Sociedade Vitória, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaraguá do Sul e durante 34 anos trabalhou em prol da comunidade católica.
A família Hoffman é uma das pioneiras no Rio da Luz. Ilton disse que há muitas outras famílias importantes no bairro e que outras pessoas poderiam ser homenageadas no lugar de seu pai, por isso dividiu com elas a distinção. “As pessoas que moram aqui são unidas. Nós vivemos em comunidade na escola, na sociedade e na igreja”, destacou.
As necessidades da localidade, segundo Ilton, vão do asfaltamento até a instalação de um posto de saúde no local. “Se não tiver como construir o posto, há a ideia de uma equipe vir fazer o atendimento umas duas ou três vezes por semana”, explicou.

[b]SECRETÁRIO DESTACA IMPORTÂNCIA AGRÍCOLA DA REGIÃO[/b]

O secretário da até então Secretaria do Desenvolvimento Rural e Reconstrução, Ingo Robl, afirmou que, ao contrário do que muitos dizem, Jaraguá do Sul também é uma cidade rural. Segundo ele, a receita gerada aos cofres do Executivo pelo setor é de R$ 42.244.779.42. “Nossa área agrícola é pequena, mas muito produtiva”, contextualizou.
Em seu discurso, Robl, que na sessão representava a Prefeitura, comentou a realidade enfrentada pelos produtores rurais de Jaraguá do Sul. Segundo ele, o êxodo rural é causado pela pouca valorização do que é produzido pelos agricultores da cidade. “Cerca de 51% dos agricultores abandonam o campo por causa da pequena renda proporcionada na lavoura”, informou.
Ele explicou que a Prefeitura trabalha em ações efetivas para que haja melhores condições para se obter uma melhor renda. “Nós incentivamos o beneficiamento dos produtos. Isso ajuda a fazer com que os produtos sejam muito mais valorizados”, disse. “Outro trabalho feito, e para isso precisamos da ajuda dos vereadores, é que haja um abrandamento das leis municipais que tratem do trabalho agrícola, pois as leis federais já cumprem esse papel”, encerrou.