Abertura oficial das atividades do Câmara.Com Você em 2011

Sra. Rosangela Gaspar da E.E.B Lilia Ayroso Oechsler (a esquerda) e Vereadora Natália Petry (PSB)

A sessão desta quinta-feira, 28, marcou o início oficial das atividades do Projeto Câmara.Com Você em 2011.  Iniciado em 2010 e que neste primeiro ano envolveu cerca de 1900 alunos de 20 escolas das redes estadual e particular de ensino, o projeto é uma lei municipal de iniciativa da vereadora Natália Lúcia Petry.

Destinada aos estudantes dos terceiros anos, o projeto leva informações acerca dos três poderes, detalha as atribuições e competências do Legislativo, dos vereadores, como tramitam os projetos na Câmara, além de trabalhar o exercício da cidadania e a valorização do voto consciente.

Durante a sessão, foi transmitido o vídeo institucional do Câmara.Com Você, que será levado às escolas durante a realização das palestras. Uma das apresentadoras do vídeo, a estudante da Escola Homago, Franciane, participou da sessão. Além dela, os representantes ou diretores das escolas envolvidas, que receberam uma pasta com o material de divulgação do projeto. O supervisor de educação básica e profissional, Anésio Luis Alexandre, representou a gerente de Educação Deni Rateke.

“Educar para a cidadania é adotar uma postura, é fazer escolhas. É despertar para a consciência dos direitos e deveres, é lutar pela justiça e não servir a interesses seculares”, discursou a vereadora Natália, explicando que o projeto pretende despertar nos jovens a consciência política, “para que entendam que em uma democracia,

Franciani Zapela - apresentadora do video e Vereador Jaime Negherbon (PMDB)

como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania”.

O presidente da Câmara, Jaime Negherbon, encerrou a sessão, dizendo que a Câmara reinicia os trabalhos do Câmara.Com Você “com a convicção de que o exercício da cidadania é a mais importante forma de consolidarmos a qualidade de vida”.