Ademar Winter é eleito presidente da Câmara

vereador Ademar Braz Winter (PSDB)

O vereador Ademar Braz Winter foi eleito presidente da Câmara para o ano de 2012. Ele recebeu seis votos para a vaga: dele mesmo, e dos vereadores Francisco Alves, Jaime Negherbon, Jean Leutprecht, Justino da Luz e Natália Lúcia Petry.  O vereador Ademar Possamai foi o outro candidato ao cargo, tendo recebido cinco votos.

Os demais cargos na Mesa Diretora formaram a seguinte composição: Francisco Alves como vice-presidente, Natália Lúcia Petry como secretária, e Jean Leutprecht como segundo secretário. Todos eleitos por seis votos, os mesmos que conduziram Winter à Presidência.

O presidente eleito agradeceu os vereadores pelo apoio depositado, reconduzindo-o pela terceira vez ao cargo. Ademar Winter foi presidente da Casa nos anos de 1985 e 1986 e em 1989. Também agradeceu a presidente do partido, Isaura Silveira, e ao partido, o PSDB, que o permitiu fazer a opção desejada.

“Vou cumprir o que a lei manda, obedecendo ao Regimento Interno desta Casa e o que o Tribunal de Contas pede. E garanto para vocês que vou fazer um bom trabalho na Presidência”, discursou, comentando que é de falar pouco, mas agir muito.

Vice-presidente eleito, Francisco Alves também fez os agradecimentos aos familiares presentes ao partido, em nome do presidente Riolando Petry.

O vereador comentou da sua intenção de assumir a Presidência, a partir de um acordo firmado que, no entanto, foi rompido. “Quero deixar registrado que este momento não é o que eu esperava, mas sei que posso contar com as pessoas em que confiei”, declarou, dizendo que estará respeitando a todos, independente das posições na votação. “Estou iniciando, em meu primeiro mandato, e vou continuar trabalhando de maneira séria”.

A vereadora Natália Lúcia Petry, secretária eleita, agradeceu o trabalho dispendido pela atual Mesa Diretora, e defendeu a importância do Legislativo enquanto poder constituído, forte e independente. Ela também ressaltou a missão do vereador, fiscalizador e legislador, independente de ser oposição ou integrar a base do governo. “Temos todos a mesma missão de fortalecer o Legislativo no seu regime de competência”, afirmou.

Segundo secretário eleito, Jean Leutprecht agradeceu a todos os vereadores e equipe de funcionários pelo trabalho dispendido. Parabenizou o presidente eleito, “com 24 anos de experiência de Câmara, que soube conduzir muito bem a própria discussão da Presidência”.

Elogiou, ainda, o vereador Francisco, pelos compromissos assumidos, pela postura do mandato, “com trabalho prestado e que terá muito a contribuir com o município”. Para Leutprecht, o processo de eleição foi democrático e a nova Mesa terá uma grande responsabilidade, de conduzir a Casa no último ano da legislatura e em ano eleitoral.

Candidato a presidente, Ademar Possamai agradeceu os votos recebidos e parabenizou Ademar Winter, colocando-se à disposição da nova Mesa para auxiliar no que for preciso. “Podem contar comigo. Temos divergências de ideias, mas na hora de trabalhar é pelo bem comum”, disse.

O presidente Jaime Negherbon destacou a importância deste processo democrático, que permite a todos os vereadores disputarem as vagas na Mesa. Disse que deixa o cargo com o sentimento do dever cumprido. “Com certeza fim o meu papel, sempre tive diálogo com todos os vereadores, o que para mim é motivo de orgulho”, declarou, dizendo que se sente honrado por ter sua foto estampada na galeria de ex-presidentes.

A nova Mesa Diretora está automaticamente empossada a partir de 1º de fevereiro. A primeira sessão legislativa acontece no dia 2 de fevereiro.