Adeptos do wheeling querem espaço para praticar o esporte

vereador Francisco Alves (PT)

A liberação de um espaço para a prática do wheeling, esporte de manobras radicais com motocicletas, é a solicitação do vereador Francisco Alves à Fundação Municipal de Esportes. A indicação, votada e aprovada nesta quinta-feira, 20, gerou ampla discussão entre os vereadores.

O autor comentou a ausência de espaços próprios para a prática esportiva e outras atividades, principalmente para a juventude. Ele informou ter sido procurado por um grupo de praticantes da modalidade, entre eles Marcelino Alberto Chiodini, jaraguaense que foi campeão catarinense e paranaense, e vice-campeão brasileiro de wheeling.

Segundo Alves, os praticantes faziam seus treinos no Parque de Eventos, “mas parece-me que foi proibido, por isto está se buscando um espaço, de forma organizada, para praticar o esporte radical”. A sugestão apontada na indicação é que o local volte a ser liberado para a atividade ou então a Arena Jaraguá.

A vereadora Natalia Lúcia Petry apoiou a indicação, porém informou que o Parque de Eventos não possui acústica apropriada, como prevê o Código de Posturas, razão pela qual o esporte não pode ser praticado no local. Lembrou que os eventos realizados no passado geraram, inclusive, abaixo-assinado por parte dos moradores, com cerca de 200 adesões.

Para Ademar Possamai, a prática desportiva e outras atividades cedo ou tarde causarão incômodos, independente do local. Citou casos de cidades que construíram suas arenas ou parques em regiões distantes, porém, hoje já encontram problemas devido ao crescimento populacional.

“Esta indicação é pertinente porque mostra a realidade de Jaraguá do Sul. Temos várias modalidades esportivas, campeões, e não tem incentivo. É interessante a proposição, mas o local não é atribuição fácil para decidir”, comentou o vereador, defendendo a criação de um novo espaço. “Jaraguá do Sul deve pensar em ter um parque mais retirado, com espaço para estacionamento, que não tumultue a vida de todo mundo”.

Emissão de nota eletrônica

Já o vereador José Osório de Ávila teve aprovada indicação na qual solicita a instalação de um sistema para emissão de nota fiscal eletrônica a todos os contribuintes, de micro e pequena empresa individual. “A intenção é facilitar a vida do nosso contribuinte”, frisou, explicando que atualmente os empresários precisam ir até a Prefeitura retirar as notas.

Ademar Possamai parabenizou a iniciativa, que segundo ele beneficiará também o empreendedor individual como nova figura jurídica. “Gostaria que, se o senhor tiver sucesso, que ela (nota eletrônica) seja implantada logo porque de fato é uma demanda bastante grande. Acho que Jaraguá do Sul pode dar isto aos seus munícipes”, comentou.

INDICAÇÕES APROVADAS

DO VEREADOR FRANCISCO VALDECIR ALVES:

Nº 339/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO DE ESPORTES, PROVIDENCIE A LIBERAÇÃO DE UM ESPAÇO PARA A PRÁTICA DO ESPORTE WHEELING (MANOBRAS RADICAIS COM MOTOCICLETAS) JUNTO AO PARQUE MUNICIPAL DE EVENTOS OU ARENA JARAGUÁ”.

DO VEREADOR JOSÉ OSORIO DE AVILA:

Nº 340/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, VIABILIZE INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA PARA EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA A TODOS OS CONTRIBUINTES (MICRO E PEQUENA EMPRESA INDIVIDUAL, MEI) PARA FACILITAR AOS MESMOS SEMPRE QUE FOR NECESSÁRIO, ASSIM COMO NAS CIDADES VIZINHAS”.

DO VEREADOR LORIVAL DIONÍSIO DEMATHÊ:

Nº 338/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A INSTALAÇÃO DE TRÊS POSTES, BEM COMO COLOCAÇÃO DAS RESPECTIVAS LUMINÁRIAS NA RUA 1090 – ALWIN KOCH, APÓS A RESIDÊNCIA DE NUMERO 1261 (EUGENIO DEMARCHI) ATÉ O FINAL DA REFERIDA VIA, OU SEJA NA PASSAGEM DE NIVEL”.

DA VEREADORA NATÁLIA LUCIA PETRY:

Nº 343/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A IMPLANTAÇÃO DE UMA LOMBADA FÍSICA NA RUA 879 – MAXIMINO BEBER, NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO”.

Nº 344/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A IMPLANTAÇÃO DE UM GRUPO DE TERCEIRA IDADE NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO”.