Agricultura, UPA e álcool entre os jovens – NOTAS DA CÂMARA

PROGRAMA DE RÁDIO SOBRE AGRICULTURA

Na sessão ordinária desta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Eugênio Juraszek usou a tribuna da Casa para avisar que os agricultores da região terão um novo programa de rádio voltado a sua atividade. Juraszek lembrou de um pedido que fez a uma rádio AM da cidade para que produzisse um programa que abordasse o setor agrícola. “Para a nossa região vai ser bacana, vai dar muita informação que os nossos agricultores precisam, desde vacinação, ração, entre outras coisas. Quando o programa começar vou vir aqui novamente para avisar”, alertou.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Marcelindo Gruner ressaltou a participação da população da cidade na campanha de limpeza que a Prefeitura está promovendo. Segundo o parlamentar, há muitas manifestações nas redes sociais mostrando o trabalho das pessoas em frente as suas residências. “Podemos ver até nas redes sociais a manifestação das pessoas, postando foto da sua residência. Isso mostra que nossa população é comprometida com as causas da cidade”, exaltou.

PAVIMENTAÇÃO DE RUAS

O presidente, Pedro Garcia, subiu à tribuna da Casa e comentou sobre a demora na pavimentação das ruas Prefeito José Bauer e Augusto Demarchi. Segundo Garcia, ainda neste mês uma comitiva de vereadores irá à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável pressionar para que a verba que está destinada para essas ruas. Garcia afirmou que o dinheiro está prestes a ser liberado e que, com a movimentação dos vereadores, esse processo poderá ser agilizado.

ESCOLA HENRIQUE HEISE

Eugênio Juraszek voltou à tribuna para relatar a situação da escola Henrique Heise. Afirmou que hoje a escola passa por um processo de usucapião envolvendo uma área ao lado, e que por isso não pode construir um telhado para a quadra esportiva. “Mais um mês, um mês e pouco essa situação poderá estar resolvida. Os R$ 100 mil da emenda parlamentar do deputado estadual João Amim que era para ser investida na quadra dessa escola foi para a rua Adão Noroschny”, lembrou.

PLANTIO DIRETO

Juraszek também levantou a ideia de plantio direto para os agricultores de Jaraguá do Sul. Segundo o vereador, outras regiões de Santa Catarina fazem o plantio de forma direta, sem a necessidade de arar a terra. Juraszek salientou que tal iniciativa vai diminuir os custos da produção dos agricultores, pois vão deixar de pagar a hora-máquina e a mão de obra. Eugênio pediu ao líder de governo, Marcelindo Gruner, que desse auxílio nesta questão. Gruner ressaltou que nos anos de 2004 e 2005 já foi feito um projeto de plantio direto, “mas o problema é a cultura dos lavradores, porque aqui as pessoas gostam de arar a terra”, explicou.

Juraszek sugeriu então uma campanha de conscientização desses agricultores sobre os benefícios do plantio direto. “Vamos conscientizar e mostrar para essas pessoas que pode dar certo e vamos diminuir os custos para os nossos agricultores”, ressaltou.

DESTINAÇÃO PARA TERRENO UPA

No uso da palavra livre, o vereador Arlindo Rincos informou que munícipes estão lhe perguntando sobre que destino será dado ao terreno comprado para construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no bairro Água Verde. Arlindo acrescentou que, segundo o próprio Prefeito Antídio Lunelli, algumas áreas sem uso serão vendidas. O líder de governo na Câmara, vereador Marcelindo Gruner informou que aquela área é estratégica para o município e terá outra finalidade. Mais de um milhão de reais foram investidos para aquisição do imóvel.

JOVENS E ÁLCOOL

Marcelindo Gruner advertiu sobre um dado do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) que diz que 78% dos jovens brasileiros já consumiram álcool antes dos 16 anos de idade, e que 19% já estão viciados. Segundo Gruner, o Poder Público deve fazer algo para tentar reverter essa situação. Disse que os parlamentares de Jaraguá do Sul podem rever a lei que rege a Semana Municipal da Juventude para melhorá-la e fazer com que os jovens se interessem mais pelas atividades.