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Alternativa de transporte sobre trilhos

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Uma proposta para utilização da malha viária como meio de transporte público foi apresentada pelo coordenador da Câmara Temática Integração sobre Trilhos, engenheiro Luiz Antonio Negri, na sessão desta quinta-feira, 10.

Engenheiro Luiz Antonio Negri, na sessão desta quinta-feira, 10
Engenheiro Luiz Antonio Negri, na sessão desta quinta-feira, 10

O projeto VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)envolve um trecho de 23 quilômetros, do bairro Nereu Ramos até a Caixa D’Água, em Guaramirim. A capacidade é de aproximadamente 500 pessoas, no caso de três vagões. “Seria também uma ciclovia turisticamente interessante, e tornaria esta localidade uma praça de uso comum”, explicou Negri, mostrando o projeto do entorno.

A iniciativa é fruto do ProJaraguá, da Aeajs (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul) e Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Segundo ele, o projeto inicialmente envolveu Jaraguá do Sul, mas passou a incluir técnicos e profissionais do trânsito de Guaramirim, uma vez que os trilhos passam pela cidade.

Em data show, o coordenador relatou o contexto histórico em que foi construída a rodovia e sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico da região. “Olhem o patrimônio que nós temos disponibilizado aqui, sem precisar mexer em nada, e que podemos aproveitar de várias formas. Uma delas é manter os trilhos, e liberar este trecho”, observou Negri.

Segundo ele, a estimativa é de transportar 45 mil passageiros por dia, o que representaria em torno de 30 mil veículos a menos nas ruas diariamente. Por mês, seria um milhão de passageiros transportados.

Após as apresentações públicas com a finalidade de divulgar o projeto, o próximo passo é uma visita à cidade de Cariri, onde o VLT é usado, para a qual os vereadores foram convidados. “Eles tinham uma ferrovia inoperante, chamaram técnicos, montaram uma empresa que constrói os trens. Além de ser solução, transformaram o problema em um grande negócio. Hoje eles vendem os trens para outras regiões do Brasil”, comentou.

O coordenador também pediu auxílio dos vereadores para garantir as obras do contorno ferroviário, de competência federal, liberando assim os trilhos para execução do projeto. O vereador Amarildo Sarti (PV) sugeriu que se busque uma maneira de viabilizar a iniciativa antes das obras do contorno, uma vez que a linha é subutilizada.

O vereador Afonso Piazera Neto (PR) informou que vai entrar em contato com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, do PR, com quem esteve há dois anos para verificar o projeto do contorno. “Que possamos levar o Negri para apresentar o projeto, e junto com os vereadores do PT”, disse.