Alunos da Escola Ana Töwe Nagel conhecem a Câmara de Vereadores

Nesta quinta-feira, 18, uma nova turma de alunos da Escola de Educação Básica Anna Töwe Nagel visitou a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Na segunda-feira, 23 estudante da mesma unidade escolar já haviam estado na Casa de Leis. Desta vez, 44 alunos das turmas do 5º ano, acompanhados pela Coordenadora Janaina Freiberger e duas Professora participaram de uma palestra e conheceram as dependências do Poder Legislativo.

“Estou muito contente, a palestra de hoje teve grande participação dos alunos”, comentou o coordenador de programas e ações institucionais da Câmara de Vereadores, Joel Luis Corrêa, responsável por receber os estudantes e ministrar as palestras.

Mesmo com idades entre 10 e 11 anos, questionaram sobre impostos e como votar certo, entre outros temas. “Demostraram também, bastante interesse pelos assuntos relacionados com a política, inclusive os temas em destaque nesta semana a nível nacional”, destaca Joel.

Boa parte dos estudantes não conheciam a Câmara de Vereadores.

O coordenador de Programas e Ações, reforça que as visitas ao Poder Legislativo são importantes porque despertam o interesse dos estudantes pela política e incentivam desde cedo a cidadania.

As visitas podem ser agendadas através do telefone 3371-2510, ramal 242, ou no e mail programas@jaraguadosul.sc.leg.br

ORGANIZAÇÃO DA VISITA

Objetivo Geral:

Identificar na organização política do Brasil as atribuições do Poder Legislativo, com a compreensão das funções dos Vereadores.

Objetivos Específicos:

– Compreender a organização política do Brasil formada pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;

– Conhecer a história da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul;

– Identificar as funções do Vereador;

– Conhecer a estrutura administrativa da Câmara de Vereadores;

– Conhecer os Programas e Ações Institucionais da Câmara de Vereadores;

Temas abordados:

– A organização política do Brasil;

– A História da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul;

– As funções do Vereador;

– A estrutura administrativa da Câmara de Vereadores;

– Programas e Ações Institucionais da Câmara de Vereadores;

Carga Horária: 1 (uma) hora.

Desenvolvimento:

– Recepção das Escolas no Plenário da Câmara;

– Palestra audiovisual sobre os temas citados acima;

– Visita às dependências da Câmara de Vereadores;

Avaliação:

– Após a visita, as escolas receberão por e-mail formulário para que seja realizada a avaliação da visita;

– As Escolas poderão enviar materiais desenvolvidos a partir da visita para constar nos arquivos da Câmara de Vereadores;