Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alunos fazem pedidos para o bairro Nereu Ramos

COMPARTILHE

representante do terceiro ano do Ensino Médio da E.E.B. Euclides da Cunha
representante do terceiro ano do Ensino Médio da E.E.B. Euclides da Cunha

Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da E.E.B. Euclides da Cunha, do bairro Nereu Ramos, atendidos pelo projeto Câmara.Com Você, estiveram presentes na sessão de ontem, 7. As reivindicações apresentadas na tribuna foram incluídas na pauta de votação e aprovadas pelos vereadores.

Os pedidos são para a implantação do sistema de saneamento básico na localidade do Ribeirão Cavalo, melhorias no abastecimento de água na mesma região. Falta de remédios no posto de saúde de Nereu Ramos, incluindo a contratação de mais médicos faz parte das questões envolvendo a saúde dos moradores. Pedem também a conclusão do asfalto e mais horários de ônibus, principalmente nos fins de semana, para a localidade do Ribeirão Grande do Norte. Na área da educação, os jovens solicitam aumento no número de vagas na creche do bairro. Eles se mostram preocupados com a construção de um condomínio residencial. Acreditam que Nereu Ramos não terá estrutura para atender a esta nova demanda em áreas essenciais como saúde e educação. Os estudantes também requerem a implantação de um campo de futebol e áreas de lazer no bairro e localidades vizinhas.

O vereador Afonso Piazera Neto disse que a Prefeitura está trabalhando para a construção de áreas de lazer, não só para as crianças, mas para adultos com a implantação de academias ao ar livre. Citou como exemplo as praças de Jaraguá do Sul, que podem receber este tipo de projeto, possibilitando a prática de exercícios físicos da população. Ele prometeu que irá fazer a cobrança desta questão à Prefeitura no dia de hoje.

De acordo com o vereador Justino da Luz, o TAC (Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta) exige a criação de 250 vagas em creches ao ano. ?Porém, é um programa do governo federal, que demora até dois anos para concluir?, lamenta. Com relação ao horário de ônibus, o vereador afirmou que já existe uma concessão pública. Ele disse que muitas melhorias já estão assinadas, mas ainda não foram cumpridas. Justino orientou a criação de uma mobilização da comunidade, em forma de abaixo-assinado, pois o primeiro passo já foi tomado com a indicação.

Segundo o vereador Lorival Demathê, morador de Nereu Ramos, as solicitações dos alunos com escola, creche e posto de saúde sempre fez parte de suas reivindicações também. Ele comentou que hoje, o posto de saúde está sobrecarregado pela falta de médico no posto do Santo Antônio. A construção de três novos condomínios habitacionais, que em dois anos terá em torno de 1.300 apartamentos, preocupa Demathê, devido à falta de ampliação de estrutura da escola do Ribeirão Cavalo e das localidades próximas.

Francisco Alves observou possíveis acidentes na BR-280. ?Seria importante que no momento de construção de creche e posto de saúde pensassem em construir no mesmo lado dos condomínios para evitar o tráfego de pedestres na rodovia?, enfatizou o vereador.

A vereadora Natália Lúcia Petry reforçou o apoio aos estudantes. Disse que os alunos apontam questões reais e disse, que por esta razão, a Câmara de Vereadores fará todo o esforço em fazer com que as indicações sejam atendidas. ?O tripé saúde-segurança-educação, que é a base da nossa sociedade, está bastante deficitário e neste quesito alunos tem toda a razão quando percebem esta deficiência, que não é só de Jaraguá do Sul, mas do Estado e do país?, finalizou.