Antonio Marcos apresenta ações da Rede Saúde do Homem

Sessão Ordinária 100 Sessão Ordinária 106

O convidado da sessão de quinta-feira (20/08) foi de Antonio Marcos de Souza, que falou sobre os trabalhos da Rede Saúde do Homem. Idealizador e presidente da Rede Saúde do Homem, Antonio esclareceu sobre o acesso à Saúde. “A saúde é um direito de todos e está na constituição”, afirmou. Segundo Antonio o enfoque da imprensa é para as doenças femininas, e dessa forma as indisposições do homem não recebem destaque. “Eu jamais ouvi falar na mídia que o câncer de próstata chega a ser 75% superior ao número de câncer de mama”, declarou.

Santa Catarina possui índices mais elevados que o Brasil em relação ao número de câncer. No Estado, em cada 100 mil habitantes, 472 homens são diagnosticados com algum tipo de câncer, número bem superior a média nacional, que é 309,75 homens. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O percentual de homens hipertensos também está alto em Santa Catarina. 193% dos homens residentes em Florianópolis possuem pressão arterial alta.

O projeto da Rede Saúde do Homem foi lançado em 2013 com o objetivo de disseminar informação sobre a prevenção de doenças do homem em todo o território nacional. A sede da rede fica localizada na Rua Getúlio Vargas, 181. Antonio destacou três planos de ação desenvolvidos pela rede: Programa Expansão da Rede Saúde do Homem, para implantar em todos os estados a Rede, Programa Saúde do Homem, que visa a disseminação de informações preventivas em geral e Programa de Prevenção à acidentes e ao uso de drogas lícitas e ilícitas, mais específico para esse rede de doenças.

“Nenhuma lei que beneficia os portadores de câncer está sendo respeitada”, afirmou o presidente. “Nós precisamos da ajuda dos vereadores para que ações educativas sejam realizadas nas escolas, é ali que surge a mudança de comportamento”. Além disso, a Rede vai solicitar ao Ministério da Saúde e a Câmara Federal a aprovação de lei que torne obrigatório no rótulo de bebidas alcoólicas os riscos do consumo.

O vereador Jair Pedri pediu esclarecimentos das leis sobre a saúde que não estão sendo cumpridas. Antonio explicou que são leis federais em relação ao prazo de atendimento. “Tanto para o câncer de mama e o de próstata, nos dois casos a lei que define o prazo no atendimento não está sendo respeitada”, afirmou.

O vereador Jocimar de Lima explanou sobre o preconceito que existe em relação ao câncer de próstata. Lima questionou quais são os encaminhamentos feitos pela Rede quando o câncer é diagnosticado. O representante da Rede relembrou que as atividades desenvolvidas são voltadas para a prevenção, com informações e ações. O trabalho de encaminhamento e tratamento cabe aos SUS ou atendimento particular. “Nós temos que reverter o quadro de homens com câncer em Jaraguá do Sul”, disse Antonio. “Cabe aos vereadores auxiliarem nesse trabalho junto a Rede Saúde do Homem”, finalizou.