Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Apoio ao projeto que libera porte de armas aos atiradores

COMPARTILHE

DSC08830A Câmara de Vereadores enviará uma moção à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal em apoio à aprovação da inclusão dos atiradores e colecionadores de armas de fogo entre as categorias habilitadas a ter o porte de armas concedido pela Polícia Federal. A proposição foi aprovada na sessão de ontem, 25, por votação unânime.

A iniciativa é do vereador Wilson Bruch, engajado com os trabalhos das sociedades de tiro, da Schützenfest, e que, lembrou, mantém as tradições de mil anos trazidas pelos colonizadores da Europa, principalmente da Alemanha.

“Estes colonizadores sempre se reuniram com as famílias para fazer a prática do tiro ao alvo. De um lado era uma forma de se proteger contra os perigos que aqui encontravam. Por outro lado era para a caça, para a subsistência. E no meio tempo, para manter a pontaria firme, ficavam todos eles juntos disputando para ver quem era o melhor atirador”, informou.

Na avaliação de Bruch, o projeto ora aprovado pela comissão da Câmara vem corrigir a distinção que não foi feita quando da concepção do Estatuto do Desarmamento. “Entendo que em determinados momentos da discussão, pela incapacidade e incompetência do governo em manter a segurança da população em todos seus níveis, jogaram todas as pessoas na vala comum”, criticou.

Segundo o vereador, a aprovação do projeto ajudará a desburocratizar o processo e manter viva esta tradição. A moção será enviada ao deputado federal Otávio Leite, que preside a referida comissão.

ÍNTEGRA DA MOÇÃO

DO VEREADOR WILSON BRUCH:

Nº 5/2013 – APRESENTO À MESA DIRETORA, APÓS CUMPRIDAS AS FORMALIDADES REGIMENTAIS, E OUVIDO O COLENDO PLENÁRIO, MOÇÃO DE APOIO, NOS SEGUINTES TERMOS:

CONSIDERANDO QUE O MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL, POR SER A CIDADE DA SCHÜTZENFEST E DAS SCHÜTZENVEREIN (SOCIEDADES DE ATIRADORES) E PASSA POR UM PERÍODO DE INTENSO CONTROLE DE ARMAMENTO E LEGALIZAÇÃO DAS ARMAS E DOS ATIRADORES;

CONSIDERANDO QUE AS SOCIEDADES DE TIRO DE NOSSA REGIÃO MANTÉM ESTA TRADIÇÃO QUE VEM DA EUROPA JUNTO COM OS COLONIZADORES QUE AQUI CHEGARAM, E ESTAS SÃO FORMADAS PRINCIPALMENTE POR FAMÍLIAS INTEIRAS;

CONSIDERANDO QUE NÃO SE VÊ NENHUM ATIRADOR TRANSGREDINDO A LEI OU FALTANDO COM RESPEITO ÀS PESSOAS, MUITO PELO CONTRÁRIO, SÃO PESSOAS QUE TEM QUE TER UM PREPARO FÍSICO E PSICOLÓGICO PARA TER UM BOM DESEMPENHO;

CONSIDERANDO QUE ESTE ESPORTE TEM COMO PRIORIDADE A COMPETIÇÃO DO ATIRADOR SOMENTE COM ELE MESMO E QUE O SEU DESEMPENHO É QUE FARÁ A DIFERENÇA NOS RESULTADOS FINAIS;

CONSIDERANDO QUE A APROVAÇÃO NA COMISSÃO É UM IMPORTANTE PASSO NA DESBUROCRATIZAÇÃO DO ESPORTE DO TIRO,

“A CÂMARA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL, ATENDENDO SOLICITAÇÃO DO VEREADOR ABAIXO SUBSCRITO, MANIFESTA APOIO E CUMPRIMENTA A COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO DA CÂMARA FEDERAL, PELA APROVAÇÃO DA INCLUSÃO DOS ATIRADORES E COLECIONADORES DE ARMAS DE FOGO ENTRE AS CATEGORIAS QUE ESTÃO HABILITADAS A TER O PORTE DE ARMA, CONCEDIDO PELA POLÍCIA FEDERAL”.

ASSIM, REQUER-SE QUE DEPOIS DE CUMPRIDAS AS FORMALIDADES LEGAIS, SEJA OFICIADO AO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO, DEPUTADO OTÁVIO LEITE (PSDB/RJ), A FIM DE QUE TOME CONHECIMENTO DO NOSSO APOIO.