Artigo: 20 de setembro é dia do gaúcho

DSC05255Hoje, 20 de setembro, é DIA DO GAÚCHO!! Conta à história que o Estado do Rio Grande do Sul é a unidade da Federação Brasileira cujos habitantes mais saem em busca de outros horizontes. A partida do homem do campo, deixando para trás a terra onde nasceu e da qual aprendeu a tirar o seu sustento, é a mais comum e freqüente de todas as migrações gaúchas. Ao longo dos últimos 50 anos, o Rio Grande do Sul perdeu muita gente com extraordinária experiência agrícola, mas, em contrapartida, outros estados brasileiros ganharam muito com a chegada destes homens, trabalhadores incansáveis, potenciais geradores de renda e riqueza. Santa Catarina é exemplo disto. Na primeira década do século XX, alguns migrantes gaúchos se aventuraram pelo oeste catarinense. Cidades como Chapecó, Concórdia, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Caçador foram significativamente ocupadas por gaúchos, que transformaram as paisagens daquelas terras ainda incultas com seus engenhos, seus currais, seus moinhos e suas plantações.

Vale lembrar que dentre aqueles migrantes estavam as famílias dos Senadores Casildo Maldaner e Neuto de Conto, hoje representantes políticos do Estado Catarinense. Para todos os lugares pra onde migraram, os gaúchos levaram consigo suas danças, sua cultura, sua música, suas raízes. Além do hábito cotidiano do churrasco e do chimarrão, os gaúchos cultuam fortemente uma outra tradição que aos poucos vem desaparecendo da nossa sociedade: o amor à família e aos amigos! Jaraguá do Sul conta hoje com uma grande FAMÍLIA GAÚCHA.

São migrantes vindos de todas as regiões do Rio Grande do Sul, que labutam nos mais diferentes ofícios, e contribuem, não só com a mão-de-obra, mas também com a geração de empregos e de renda, para o desenvolvimento da nossa economia e o crescimento do nosso município. E é por isso que hoje, na véspera do DIA DO GAÚCHO, eu quero deixar aqui o meu reconhecimento e o meu agradecimento ao povo do Rio Grande do Sul, que escolheu a nossa Jaraguá do Sul para viver. Minha homenagem vem representada pela bela canção do grupo Tchê Barbaridade: Hoje é dia do gaúcho Pode esquecer do luxo Apenas bota e bombacha Com muita simplicidade É o campo e a cidade Festejando com alegria É raiz, não é mania É tradição de verdade.