Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Audiência pública da Câmara discute loteamentos irregulares

COMPARTILHE

vereador Francisco Alves (PT)
vereador Francisco Alves (PT)

Novamente abrindo espaço para a comunidade e entidades da sociedade civil debater temas de interesse público relevante, a Câmara promoveu na noite desta quarta-feira, 17, audiência pública sobre a situação dos loteamentos irregulares no município.

Além de abrir espaço para ouvir os agentes envolvidos, o evento teve por objetivo buscar soluções conjuntas a fim de não só regularizar os loteamentos existentes, como também impedir que as ocupações irregulares se proliferem. “Propiciando, assim, uma cidade com melhor qualidade de vida para todos”, destacou o propositor da audiência, vereador Francisco Alves.

Uma das convidadas foi a advogada e professora, Lili de Souza, especialista em Direito Imobiliário e em Direito Civil e Mestre em Ciência Jurídica. Ela disse que estuda o tema direito à moradia há mais de 30 anos, e que a regularização fundiária sempre foi motivo de preocupação e, inclusive, tema de dissertação.

Resumidamente, Lili apresentou “possibilidades e instrumentos” para permitir a regularização dos loteamentos, cerca de 140 em Jaraguá do Sul nestas condições. Segundo ela, é possível mudar esta realidade, a partir de instrumentos previstos nas próprias legislações, desde a Constituição Federal ao Plano Diretor do Município.

“Se o direito a moradia é contemplado na Carta Magna, o que estamos fazendo? Precisamos buscar programas de gestão, incentivos, para que este panorama mude”, disse, informando que o Ministério das Cidades está aberto a fazer este acompanhamento. “A conclusão que chego na minha pesquisa é: se eu pertenço a um local físico, eu sou um cidadão. Se eu moro, logo existo, porque tenho um endereço”, finalizou.

Para a presidente da Ujam, Andréa Ziehlsdorff, é necessário primar pelo bem-estar das pessoas, “muitos que vieram para Jaraguá do Sul em busca de trabalho e compõem o quadro de trabalhadores que geram o progresso e as riquezas desta cidade”. A Ujam pediu que seja intensificada a fiscalização e que os  infratores sejam severamente punidos. “Que se utilizem as políticas públicas existentes, solucionado o problema de uma vez por todas”, disse.

Representando a Associação das Imobiliárias, Edenilson dos Passos citou o caso do Loteamento Divinópolis que, segundo ele, não pode ser regularizado porque uma proprietária faleceu e não fez o inventário. “De quem é a culpa? Do poder público? Por que se compra lote irregular? Porque é mais barato. E por que é mais barato? Porque não tem infraestrutura”, disse, acrescentando que, em muitos casos, o poder público instalou energia, água e toda a infraestrutura necessária.

“Acho que está Casa deu uma contribuição interessante quando da aprovação da lei que proíbe a instalação de água pelo Samae e energia pelo Celesc em obras sem alvará”, continuou, sugerindo uma força tarefa envolvendo o poder público e proprietários dos imóveis. “Porque se pessoas que lotearem não forem responsabilizadas, vamos criar a indústria dos loteamentos clandestinos”.

Representando o Registro de Imóveis, César Zieman sugeriu às pessoas que procurem o cartório antes de adquirir um imóvel para consultar se o mesmo está regular. Em nome da prefeita Cecília Konell, o vereador José Osório de Ávila destacou as ações tomadas pela administração em números, e disse que a prefeita tem intenção de regularizar a todos, mas que isto nem sempre é possível. “Caso do Loteamento Aldrovandi, por estar em inventário, não tem como regularizar”.

O vereador Afonso Piazera Neto lembrou que os loteamentos irregulares foram originados pela migração na década de 80, quando predominava a atividade agrícola. “Com a industrialização, os filhos dos agricultores vieram para a cidade. E o que os pais fizeram para sobreviver? Começaram a vender pequenos pedaços de terra para a população migratória. Eu vi pessoalmente pessoas morando em barracas, como no loteamento Souza, em 1984”, relatou.

Piazera também citou leis, como a de 1999, que permitiu a regularização do parcelamento do solo para fins urbanos implantados irregularmente. “Outra lei foi feita que cadastrou as ruas irregulares, denominadas RI, e foi dada numeração e inclusive CEP. São casas que estão em áreas irregulares e tem endereço”, disse, comentando, ainda, que foram firmados Termos de Ajustes de Conduta com o Ministério Público para resolver casos específicos.

A vereadora Natália Lúcia Petry criticou mais uma vez a ausência de representantes do Executivo em eventos promovidos pela Câmara. “Embora o vereador José Osório esteja na qualidade de representante da administração, o que eu questiono, porque a Casa de leis é uma coisa, a Prefeitura é outra. A administração tem vários funcionários em cargos comissionados que poderiam estar representando o secretário para dar respostas mais claras aos nossos participantes. E que fique claro que estamos discutindo com a comunidade. Mas não é a Câmara que vai resolver. Temos a nossa incumbência de fiscalizar, solicitar, mas a execução das ações compete a Prefeitura”, afirmou.

Após a fala dos convidados abriu-se espaço para as manifestações, críticas, perguntas e sugestões da comunidade e, por fim, tiraram-se os encaminhamentos, a seguir:

– campanhas de conscientização, através da distribuição de cartilhas, já disponibilizadas pelo Ministério Público local, bem como junto ao Ministério das Cidades;

– criação de uma comissão envolvendo representantes do Legislativo, Executivo, Promotoria Publica e moradores;

– entrega de abaixo-assinado ao Ministério Público;

– criação de uma força-tarefa;

– implantação de um selo-verde para premiar os loteadores que cumprem a legislação;

– apresentação de uma moção cobrando agilidade nas regularizações.