Audiência pública vai buscar soluções para problemas decorrentes das chuvas

Vereadora Natália Lúcia Petry (PSB)

A Câmara de Vereadores vai promover uma audiência pública, em data a ser agendada no mês de maio, para discutir soluções para os problemas decorrentes das chuvas que assolaram o município. O requerimento de iniciativa da vereadora Natália Lúcia Petry, também assinado por Jaime Negherbon, foi aprovado pelo plenário na sessão desta terça-feira, 12.

“Esta propositura vem ao encontro de várias abordagens que esta vereadora tem tido com relação a questionamentos do que efetivamente faremos no período de trégua das chuvas, onde as famílias estão se recompondo, o município também buscando sua reconstrução. Mas se nada for feito, em janeiro corre-se o risco de se perder tudo novamente”, justificou Natália.

A vereadora cita entre as medidas necessárias o desassoreamento dos rios, obras de macrodrenagem, contenção de encostas, construção de comportas, ações educativas, maior fiscalização sobre a ocupação irregular do solo, recuperação de matas ciliares, e o acompanhamento dos projetos que pleiteiam recursos nas esferas do governo. “Que a Prefeitura traga o que está sendo feito para buscarmos a mediação de recursos”, continuou, informando que o deputado estadual Carlos Chiodini se coloca à disposição neste sentido.

Para Natália, trata-se de uma ação suprapartidária, justificada pela própria situação, que exige um macro planejamento. Ela também sugeriu que, da audiência pública, saia o encaminhamento da criação de uma comissão permanente envolvendo Legislativo, Executivo e Judiciário, e a sociedade civil organizada.

A iniciativa foi elogiada pelos vereadores José Osório de Ávila e Afonso Piazera Neto, que sugeriu a realização de uma reunião prévia para coleta de informações e documentos. Piazera também pediu para que o requerimento da audiência fosse feito em nome de todos os vereadores. Francisco Alves e Vilmar Delagnolo também se manifestaram sobre a importância do debate, citando obras pontuais.