Audiência pública vai debater a falta de médicos nos postos

A falta de médicos nos postos de saúde também será assunto para uma audiência pública na Câmara de Jaraguá do Sul. O requerimento para discutir soluções para o problema foi aprovado pelos vereadores, nesta quinta-feira, 11.

Propositora do evento, a vereadora Natália Lúcia Petry lembra que o assunto já foi discutido em reunião, envolvendo a Direção dos dois hospitais da cidade, Associação Médica, Secretaria de Saúde. Mas que as informações acerca do pedido de reajuste salarial dos profissionais até agora não vieram por parte da administração municipal.

“O município inaugura novos postos, até bem equipados, mas a razão de existir posto é ter médico lá, e durante o dia, com expediente”, comentou a vereadora, acrescentado que as pessoas não podem prever quando irão ficar doentes, referindo-se ao agendamento das consultas.

vereador Afonso Piazera Neto (PR)

O vereador Afonso Piazera Neto lembrou que a Câmara encaminhou recentemente uma indicação ao Executivo solicitando estudos no sentido de promover o aumento salarial dos médicos que atendem pelo município. “Desta forma, a Câmara já se mostrou solícita a aprovar uma lei que aumente o salário dos médicos”, completou Piazera, para quem a realização da audiência “agilizará ainda mais este processo”.

Ademar Possamai também concorda com a importância de ampliar o debate. Porém, esclarece que tem questões legais a serem observadas. “Existe uma dificuldade jurídica que é a questão da faixa salarial. Se aumenta o deles (dos médicos), tem que aumentar de todos os funcionários do mesmo nível”,explicou, informando que, por conta disto, está em estudo um plano de cargos e salários na Prefeitura.

As audiências públicas são uma oportunidade de abrir a discussão com toda a comunidade e, conjuntamente com as autoridades competentes, tirar encaminhamentos visando à solução dos problemas.

Farmácia Popular do Brasil

O funcionamento da Farmácia Popular do Brasil e a distribuição gratuita de medicamentos serão abordados em uma sessão da Câmara de Vereadores. O requerimento solicitando a presença de um representante do programa foi aprovado na sessão desta quinta-feira, 11. O autor, vereador Justino da Luz, pretende tornar mais acessível à comunidade as informações sobre o programa do governo federal e seus benefícios.