Audiência pública vai debater atendimento no INSS

166743_165856133570332_1492600987_nA Câmara de Vereadores vai promover uma audiência pública para tratar de assuntos afetos a agência da Previdência Social de Jaraguá do Sul. A iniciativa é do vereador Pedro Garcia, por meio de requerimento aprovado na sessão de ontem, 26, convidando a gerente do instituto, Jutália Rodrigues, a participar do evento, em data a ser definida.

O vereador justificou a propositura pela grande procura de munícipes que recebem alta em perícias médicas emitidas pelo INSS, no entanto a empresa ao qual está vinculado não aceita que o funcionário volte a trabalhar, ficando então sem receber a remuneração. Em muitos casos, o trabalhador recorre a Justiça, que lhe assegura o direito ao benefício.

O requerimento também fundamenta o pedido de audiência pela necessidade de mais profissionais, sobretudo peritos, uma vez que a área abrangida pela agência totaliza 226 mil pessoas. Esta carência de pessoal ocasiona demora nos atendimentos, que levam em torno de 90 dias, prejudicando os trabalhadores. Em média, são realizados 350 atendimentos diários e um total de 250 perícias semanais.

“Muitos são os problemas advindos dos serviços prestados pelo INSS em favor do trabalhador. Com o avanço do crescimento populacional, muitos desses serviços estão longe da realidade da contraprestação de atendimento de quem busca e precisa de amparo logístico do INSS”, justifica o vereador, que manteve um contato inicial com a agência para viabilização da audiência.